terça-feira, 30 de agosto de 2016

Cada um é diferente





Leia o texto acima. Leu? Então, foi ele que motivou este post. Li isso recentemente na timeline de um amigo no Facebook. E curti. E parei pra pensar: Não é que é isso mesmo? Cada um tem seu ritmo. e só depois de um certo tempo você percebe isso. Conheço pessoas que entraram na faculdade com 17 anos. Conheço gente que entrou com bem mais que 30. Conheço gente que casou com menos de 20 anos e conheço também quem casou com mais de 40. Alguns jovens viajaram pro exterior  e estão com o passaporte lotado de carimbos. Outros nunca viajaram de avião. E, se eu continuar, certamente relatarei mais exemplos que mostram o quanto as pessoas são diferentes e vivem diferentes experiências. Mas onde quero chegar?

Quero dizer que a sua experiência não será igual a minha. E não há nada errado nisso. Mesmo nascendo na mesma família e tendo as mesmas condições, não significa que as trajetórias serão idênticas. Um exemplo bem próximo sou eu e minha irmã. Vivemos sobre a mesma casa, mas também por conta da nossa diferença de idade, ela teve acesso a algumas coisas que eu não tive. Porém, também tive acesso a outras coisas que ela não teve. Isso não faz nenhuma das duas melhor do que a outra, apenas diferente. 

O problema é que nós temos a mania tola de querer nos comparar com os outros. Confesso, sofri muito com isso. Houve uma época na igreja que me senti excluída por ser a única de um determinado grupo de amigos que não estava namorando. Só que isso não faz sentido. Depois entendi que não precisava estar na mesma fase que todo mundo, sabe? Que ainda não era o momento e que amigos de verdade não se importam com essas coisas. E a mesma coisa em relação a casamento. Por que as pessoas insistem em colocar tantas expectativas em nós? Por que às vezes elas parecem querer colocar cordinhas na gente para controlar o que fazemos? Mas sobre relacionamentos, a gente tem que se costumar: quando solteira, perguntam porque não tá namorando. Namorando, perguntam do noivado. Noiva, perguntam do casamento. Casada, pergunta dos filhos. E por aí vai. A ideia é não se deixar levar pela pressão alheia para não pirar. Sério.

Por outro lado, essa questão do tempo não deve ser uma desculpa para estacionar na vida, sabe? Se você tem sonhos, planos, objetivos, corra atrás. Se você para de se preocupar e/ou invejar os outros e se concentra na sua melhora pessoal, sua vida avança. Não fique esperando as coisas caírem do céu. Aprendi certa vez que Deus só intervém de forma sobrenatural naquilo que não podemos fazer. Então, mãos à obra!

Nenhum comentário: