segunda-feira, 3 de outubro de 2016

O esvaziamento das ideias


Sempre é um prazer estar aqui escrevendo no blog. Confesso que tem sido muito difícil estar presente sempre, por conta do cansaço do dia, da pseudo falta de criatividade e por colocar outras coisas como prioridade que não esta adorável página que me acompanha há quase dez anos.

Mas vez por outra venho aqui, não com um texto qualquer só para dizer que estou escrevendo e sim como uma ideia, com uma opinião, com algo que faça as pessoas refletirem, assim como eu reflito enquanto escrevo essas palavras.

Tenho observado muito as redes sociais. Como jornalista, é praticamente inevitável, porque meu trabalho e também minhas atividades voluntários as envolve profundamente. Mas é incrível perceber como as redes sociais mexem com a gente, mexem com nossos pensamentos e ideias.

Logo quando comecei este blog, em dezembro de 2007, o gênero weblog estava no auge. Inclusive, vários deles tinham o privilégio de ter mais leitores do que os sites oficiais de veículos de imprensa. Nessa época, até mais ou menos 2010, vários amigos e conhecidos tinham blog. Pode observar do lado direito: vários links, alguns com anos de desatualização, outros na ativa, outros ainda mudaram de página... Era um momento incrível de profusão de ideias. 

Havia textos muito bons, muito mesmo. Inclusive a gente meio que citava uns aos outros. O compartilhamento era via Twitter e era muito legal essa interação, novas ideias surgindo, muito empolgação na escrita. Parecia ser um terreno fértil para algo muito bom. 

Mas, em 2011, o Facebook tomou conta do país. E a plataforma foi mudando durante o processo, Nessa mudança, pode observar: pouca coisa criada e muita, muita coisa compartilhada. Temos ilhas de pensamento cercadas de compartilhamento por todos os lados. Até mesmo quando a gente quer comentar sobre algo, o fazemos com base de textões interessantes que fazemos questão de replicar, ganhando muitas curtidas e compartilhamentos, mesmo que o conteúdo seja do outro.

Vejo cada vez mais páginas como Incrível, Perfeito etc, com vídeos com mensagens inspiradoras, dicas estilo autoajuda e também de cuidados com a casa, moda etc. Vejo gente compartilhando notícias, vídeos, fotos suas, mas pouco conteúdo autoral. Até mesmo os escritores que conheço estão cobertos debaixo de outras postagens. Onde estão?, eu me pergunto. Enquanto eu escrevo isso também me pergunto se eu não poderia ser uma agente para que essas ideias voltassem a circular através do meu blog...

Nenhum comentário: