segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

O que era mau aos olhos do Senhor

A Bíblia é um livro fantástico! A cada vez que leio, surgem novas lições que eu não havia percebido antes. Ela é completa e perfeita. Hoje, lembrei de uma frase que chama muito a atenção cada vez que leio o Antigo Testamento: "fez o que era mau aos olhos do Senhor". A frase é referente a alguns reis de Israel e Judá (leia 2 Reis) que preferiram seguir suas próprias ideias do que obedecer ao Senhor.

Aliás, se você voltar um pouco nas páginas das Escrituras, vai perceber que a própria divisão do reino - Israel e Judá eram unidas antes - deve-se à desobediência de uma pessoa a Deus. O interessante é observar que um erro cometido por uma pessoa mudou os rumos de uma nação, já que se tratava de um rei.

Da mesma forma, nossos erros e pecados trazem consequências nefastas a nós mesmos e às pessoas ao nosso redor. O nosso testemunho fica prejudicado e, assim, fica mais complicado cumprir nosso propósito: refletir a glória de Deus.

Se você ler o segundo livro de Reis, vai ver o que aconteceu com os líderes que fizeram o que era mal aos olhos do Senhor. Por exemplo, Jeoacaz, rei de Israel, "fez o que era mau aos olhos do SENHOR; porque seguiu os pecados de Jeroboão, filho de Nebate, que fez pecar a Israel; não se apartou deles" (2 Reis 13:2).

Como consequência dos erros dele, "a ira do SENHOR se acendeu contra Israel; e entregou-os na mão de Hazael, rei da Síria, e na mão de Ben-Hadade, filho de Hazael, todos aqueles dias". (2 Reis 13:3). Ele levou maldição para a vida dele e do povo, pois ele era o líder.

Contudo, "Jeoacaz suplicou diante da face do SENHOR; e o SENHOR ouviu; porque viu a opressão de Israel, pois o rei da Síria os oprimia" (2 Reis 13:4). 

Com o arrependimento, vem o livramento (Deus é misericordioso): "E o SENHOR deu um salvador a Israel, e saíram de sob as mãos dos sírios; e os filhos de Israel habitaram nas suas tendas, como no passado." (2 Reis 13:5).

Portanto, querido leitor, deixo estas palavras para reflexão:

"Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR." (Josué 24:15)

Não dá pra brincar com Deus!

Nenhum comentário: