domingo, 30 de dezembro de 2012

Os cinco primeiros

Foto ilustrativa... eu leio à luz da fluorecente mesmo!

Anteontem, aproveitei um momento e comecei a ler o livro bíblico de Mateus. Eu já tinha lido outras vezes e essa leitura faz parte de um projeto pessoal de ler a Bíblia toda na ordem como ela é organizada - sabia que essa ordem não é exatamente cronológica e que há várias formas de se ler a Bíblia toda? - e esta é a segunda vez que faço essa leitura.

Confesso que fiz um pouco diferente desta vez. Parei em Ezequiel e fui para Mateus, mas pretendo voltar ao profeto do Antigo Testamento. É que quero ler o Antigo e Novo Testamento agora ao mesmo tempo. Vai ser bem interessante.

Bem, ao começar, no primeiro capítulo, já tive uma recordação no mínimo curiosa: quando eu era pequena - comecei a frequentar a igreja batista com seis anos de idade - eu gostava de ver a parte de genealogias. Por quê? Não sei ao certo, mas eu acredito que minha curiosidade era com os nomes estranhos pra mim e também com o fato de ver as origens de uma pessoa. 

Já até pensei em fazer esse lance de árvore genealógica, mas nunca parei de fato pra concretizar isso. O fantástico é perceber agora mais claramente que a genealogia de Jesus tinha uma função super importante ali no livro de Mateus - mostrar que Ele é descendência de Abraão, Raabe, Rute e Davi, nomes que podem ser encontrados no Antigo Testamento.

No capítulo 2, vemos a narração do nascimento de Jesus. A revelação a Maria e também a José - imagina ficar grávida sem ter tido nenhum tipo de relação? Deus é tão perfeito que confirmou no coração dos dois, para que tudo saísse direitinho e não houvesse problemas. Ele nasceu, enfurecendo o Rei Herodes, mas trazendo esperança e salvação. Aleluia!

No terceiro capítulo, Ele se encontra com João Batista e é batizado, deixando o exemplo para nós. Mesmo sendo Deus, Ele quis ser exemplo. No 4, ele é tentado após 40 dias e 40 noites em jejum - Nossa! - e vence o inimigo citando textos bíblicos com convicção. Por isso, precisamos sempre ler e meditar na Bíblia, para que a Palavra do Senhor preencha nosso coração e estejamos preparados para as ciladas do inimigo. 

No quinto, nossa, que grande lição do nosso Mestre! Palavras inspiradoras e de motivação para que possamos fazer o que é correto. Ele também nos confronta, a mudarmos nossa conduta em várias áreas da nossa vida. Fala sobre adultério, amar os inimigos... tantas lições importantes. 

Quer saber mais detalhes? Leia os cinco primeiros capítulos de Mateus. Quer conhecer mais? Leia os quatro evangelhos. São quatro visões da linda e real história do Mestre dos mestres, do Rei dos reis, Jesus Cristo. 


Nenhum comentário: