domingo, 4 de novembro de 2012

Gostaria de te apresentar alguém



Olá! Gostaria de te apresentar alguém. Talvez você ache que conhece esta pessoa, mas está redondamente enganada. Gostaria de te apresentar a você mesma.

Calma! Não estou surtando. O que escrevi acima faz muito sentido! Eu achava que me conhecia. E me achava a bambambam, a super tudo, a pessoa que nunca erra e é sempre boazinha. Aquela que só possui virtudes. Talvez tenha alguns erros, mas são mínimos comparados aos de outras pessoas. Essa sou eu, ou pelo menos era o que eu imaginava.

Um belo dia, Deus virou meu mundo de cabeça pra baixo. Talvez não literalmente, mas profundamente. E aquilo que eu pensava sobre mim mesma começou a deixar de fazer sentido.

"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?" Jeremias 17.9

A gente pode ter um alto conceito acerca de nós mesmos. Mas é só aparecer uma situação perturbadora e que mexa conosco que a coisa muda de figura. É no momento da provação que de fato nos apresentamos, sem máscaras, sem fingimentos. São nos momentos difíceis que aparecemos tais como somos.

"Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno." Salmos 139:23-24


Fico pensando na história de Jó. A primeira vez que atentei para esta história foi em uma classe de EBD para adolescentes. Depois de alguns anos, li o livro completo, além de ouvir várias pregações e fazer estudos. 

Fico pensando o quanto é muito fácil servir e louvar a Deus quando nossos planos dão certo. Quando pedimos e somos atendidos. Quando as coisas seguem o rumo que esperamos. A despeito disso, Jó teve a experiência de perder tudo - somente ficou com sua vida - e foi tentado a amaldiçoar a Deus e morrer.

O que você faria no lugar de Jó? Eu nem sei o que responder, só vivendo para ver o que eu faria. O que eu sei é que em situações "menores" tenho visto que não sou tão boa como que pensava que era. Que não sou tão certinha. E nem tão justa. E nem... puxa, é perturbador!


"Mas agora, ó SENHOR, tu és nosso Pai; nós o barro e tu o nosso oleiro; e todos nós a obra das tuas mãos." Isaías 64:8

Apesar de não compreender totalmente esta obra que acontece dentro de mim, vou deixar que o Senhor, o oleiro, molde este vaso que sou eu, quebre-me se for necessário e me refaça.

2 comentários:

Meire disse...

Texto interessante demais, eu me vi em alguns trechos...rs
Penso que quando a gente se aproxima sem reservas e busca de fato a vontade de Deus, Ele nos molda ao ponto de começarmos a perceber que em nosso "barro" existem variadas pedras que fazem esta "massa" heterogênea e difícil de lidar... Neste momento nos é dada a oportunidade de sermos aprimorados. E é difícil demais se desapegar das pedrinhas que nos adornam, das pedras vaidosas que cultivamos... mas é o preço da transformação! A partir daí seremos "sovados" e sovar dói, neste longo processo vai ficando em nós o que é mais refinado, e este refino vem da parte do Senhor. O amadurecimento espiritual nos faz reconhecer nossa imperfeição, insensatez, egoísmo, ingratidão... Basta um toque do Senhor e todo o nosso castelo de vaidades se desfaz. Que cresçamos e sejamos transformadas pelo Espírito Santo de Deus.

Lidiane Ferreira disse...

Fui muito edificada com o seu comentário, Meire! Muito mesmo!Glória ao Senhor! Às vezes, no processo, dá uma falsa impressão de que está tudo errado, mas esse incômodo é pelo fato de Deus, através do Seu Santo Espírito, está nos moldando, para que sejamos a cada dia mais parecidos com Jesus. Somos vasos de barro, porque a excelência do poder é do Senhor!