quinta-feira, 7 de outubro de 2010

De médico e de monstro todo mundo tem...

Amante de uma boa leitura, "viajo" pelas obras literárias nacionais e internacionais. Ávida por ler especialmente os clássicos da literatura, muitos deles largamente adaptados para os palcos do teatro, as telas do cinema ou da televisão.

Recentemente, tive a oportunidade de adquirir e ler O médico e o monstro (em inglês, The strange case fo Dr. Jekyll and Mr. Hyde). Romance de horror escrito pelo o escocês Robert Louis Stevenson, a história fala sobre estranhas coincidências entre o médico Dr. Henry Jekyll e o misantropo Edward Hyde, investigadas pelo advogado londrino Gabriel John Utterson, amigo do doutor.

O romance trata das múltiplas personalidades, mostrando que uma mesma pessoa pode ter uma personalidade boa e outra má. De fato, o Dr. Jekyll descobriu uma forma de "extrair" toda a parte má de uma pessoa - no caso, dele mesmo - e eis que surge Edward Hyde, magro, baixo e com aparência desprezível, mas que, aos poucos, vai dominando o Dr. Henry Jekyll.

A mudança Jekyll-Hyde dá-se com uma poção criada pelo doutor. Há também relatos de pessoas com múltiplas personalidades, transtorno bipolar, etc. Mas, ao ler o livro, fiquei pensando o quanto cada um de nós temos um lado bom e um lado mau. Vou explicar melhor...

Leia Romanos 7. O texto é um desabafo do apóstolo Paulo, aquele que perseguia cristãos, mas que teve um encontro com Cristo e tornou-se um dos mais importantes missionários de Jesus na história. Quando leio esse texto, e o fiz recentemente na minha leitura da excelente carta aos Romanos, identifiquei-me com o sentimento de Paulo.

A todo o instante, sou levada a fazer coisas erradas. Várias coisas erradas mesmo, coisas que muitas pessoas ficariam estarrecidas e escandalizadas se eu realmente colocasse em prática. Graças a Deus (e graças a Deus mesmo!), o Espírito Santo de Deus que habita em mim tem me alertado sobre o que é certo ou errado a fazer, não pela minha ótica ou pela ótica da sociedade, e sim pela infinita visão e sabedoria de Deus.

São lutas constantes. Assim como Jekyll lutava para livrar-se de Hyde, carne e espírito batalham diariamente para ter o controle em minha vida. E quem leva a melhor? Bem, leva a melhor quem for mais alimentado. Para enteder mais, leia Gálatas 5.

Confesso que muitas vezes, a carne ganha algumas lutas. É triste, é vergonhoso. Mas então lembro-me que estou no processo de santificação e que dependo de Cristo. Penso em Filipenses 1.6. Sem Ele, nada posso fazer. Penso em João 15.5.

Engraçado que hoje, um dia depois de começar a escrever este post, estava ouvindo músicas da banda cristã Resgate no Grooveshark e achei uma cujo o título é O médico e o monstro. E sim, a música tem muito a ver com estas linhas que escrevo. Para conferir a letra e ouvir a música, clique aqui. Outra música interessante sobre identidade, máscaras, é esta daqui do Fruto Sagrado.

Nenhum comentário: