sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Arrume seu quarto!

Nossa! O título deste post parece a fala da maioria das mães, né? "Vai já arrumar seu quarto, menino(a)!" rs Confesso que que eu poderia ser mais organizada em termos de quarto, mas não não é vergonhoso.

Este post trata de um assunto interessantíssimo, mas tratarei dele bem rápido. A ideia para ele surgiu de um tweet na rede social mais famosa do momento, o Twitter. Falava-se sobre o assalto a um estudante da Faculdade de Comunicação da UFBA. Levaram o notebook dele em frente ao prédio da Facom. Assalto à mão armada. Para saber mais, clique aqui. A questão é que, na lista de emails da Facom, discutia-se a segurança no campus. Alguém comentou que segurança é um problema geral e que deveria ser resolvido no âmbito da nação. E uma outra pessoa teve uma sacada genial: antes de arrumar o mundo, é necessário arrumar seu próprio quarto, sobre primeiro e mais urgentemente resolver os problemas da universidade.

Sim, como você quer arrumar o mundo se seu quarto é um verdadeiro caos? Como você quer fazer a diferença para pessoas que não conhece se com seus amigos, familiares e conhecidos você não tem feito nada de relevante?

Isso me faz lembrar um pouco da parábola presente em Mateus 25 especialmente a frase: "E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor." (Mateus 25.21). Essa parábola vai além, falando sobre os dons e talentos que Deus nos deu e que devemos utilizá-los para expansão do Seu reino aqui na terra.

Mas voltando ao assunto, antes de querer fazer coisas grandiosas, lançar projetos pomposos, começo pequeno. Minhas histórias preferidas sobre grandes empresas são aquelas em que o negócio começa micro e torna-se macro com o passar do tempo. Hoje mesmo, fiquei sabendo da história de uma loja de doces de Pernambuco com filial em Salvador que começou com a ideia de um homem de vender balas em frente a um colégio. A gente dá um passo, dois, três e caminhada segue. É como aquela história do colibri: ele fazia a parte dele levando as gotinhas para apagar o incêndio.

Já arrumou seu quarto?

Nenhum comentário: