quinta-feira, 8 de abril de 2010

Maratona

A Bíblia é fantástica! Por ser a Palavra de Deus, nosso verdadeiro manual de instruções. E também por ensinar grandes lições para nossas vidas através de histórias. Inclusive, o próprio Jesus ensinava a seus discípulos e nos ensina até hoje através de parábolas.

Gosto também das analogias. É uma forma mais fácil de entender coisas aparentemente complicadas. Por exemplo, Jesus disse que é mais fácil um camelo passar por uma fenda de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus.

Uma das minhas prediletas nas Escrituras é sobre a vida cristã, expressa por Paulo.

"Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado." 1 Coríntios 9.24-27

Atualmente, estou lendo um livro que considero fantástico - pelo menos até agora - para discipulado e vida cristã: Andando nos passos de Jesus, de Larry McCall. A lição desse livro é mostrar que devemos imitar Jesus em cada área de nossas vidas, seja na humildade, santidade, compaixão, sofrimento, perseverança, dentre outros.

No capítulo sobre a perseverança, ele amplia essa analogia "maratona-vida cristã", fazendo preciosas observações. Ele cita um maratonista que leva consigo inúmeros objetos, que ele chama de "bugigangas" no decorrer da corrida. Isso nos faz pereceber que esse atleta terá um rendimento inferior, pois está tão cheio de coisas que o atrapalham em sua caminhada. Da mesma forma,nós, em nossa caminhada com Cristo, às vezes levamos muitas coisas desnecessárias (pecados, apego excessivo a objetos e pessoas, etc) e isso atrapalha nosso desempenho. Precisamos correr, pois o tempo urge! Não correr aleatoriamente, sem saber para onde ir, mas sim com o alvo certo, sabendo que, na linha de chegada, receberemos uma coroa incorruptível.

Nenhum comentário: