quinta-feira, 23 de julho de 2009

Pense bem antes de falar

"Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão." Êxodo 20.7

O texto acima é muito claro: Deus ordena a não falar o nome dele em vão. Só que o que se vê, muito mais nos dias de hoje do que há algum tempo atrás, é que as pessoas tem feito justamente o contrário.

Infelizmente, até mesmo os próprios cristãos tem caído nessa armadilha, e entre eles eu me incluo. Isso porque pare e pense quantas vezes você já falou "Meu Deus!", "Pelo amor de Deus!", "Ai meu Deus!", "Meu Jesus!" e tantas outras expressões semelhantes, mas que não tinham necessidade de ser faladas, foram apenas o que se chama de "força de expressão"?

Pois é, amigo (a). A gente às vezes fala demais no nome de Deus e de forma errada... Fala em frases sem sentido, que pela repetição acabam se tornando mais uma gíria, mais um bordão conhecido, com esvaziamento de significado.

Pior do que isso, é ver o nome de Jesus, de Deus na boca de personagens de novelas, filmes, nos famosos bordões. Ah... tal personagem começa a falar uma frase constantemente e em pouco tempo a expressão ganha as ruas, vira a moda.

"Jesus apaga a luz!" Você talvez não assista Malhação, novela teen da Rede Globo, mas talvez já tenha ouvido essa expressão nas ruas, com as pessoas imitando a personagem Yasmin (Mariana Rios).

A gíria até já gerou discussões pela net: O que quer dizer: Jesus, apaga a luz!?

Algumas pessoas, ingênuas ou que tentam mostrar que são imunes a tudo, dizem que a televisão não dita o comportamento das pessoas. Talvez não dite 100%, mas que influencia, isso é um fato. E influenciar pessoas a falar o nome de Jesus de forma vã, como se fosse um simples bordão, é nocivo. Ainda mais quando a gente pensa no público alvo de Malhação: crianças e adolescentes, faixa etária que engloba indíviduos que estão ainda em formação, tanto física quanto moral e intelectual.


‘É a treva!’ renova tradição de bordões das novelas

Se as pessoas soubessem o que falam, elas deixariam de falar muitas coisas. E a gíria e os bordões levam as pessoas justamente a não pensar, a falar porque soa bem ou porque todos estão falando aquilo. Eu nunca assisti a novela Caras e Bocas, aliás não assisto novelas há algum tempo - por opção mesmo, ninguém me forçou a não assistir. Mas bem sei que a gíria da vez é "É a treva!".

Você sabe o que é treva? Dentre os significados encontrados no Dicionário Online, trevas - isso mesmo, no plural - é escuridão, ausência de luz. na Bíblia, minha regra de fé e prática, trevas são o oposto de Deus, que é luz. Como eu sigo a Jesus, o Emanoel (Deus conosco), estou na luz e na luz não há trevas. Pode perceber: se um lugar estiver escuro e você acender uma luz, a escuridão vai embora. E por que eu iria falar que alguma coisa "É a treva!"? Prefiro falar da luz: na luz as coisas são descobertas, a verdade aparece, não há o que esconder. Nas trevas, você não enxerga nada, tudo é desconhecido e até perigoso.

"Disse-lhes, pois, Jesus: A luz ainda está convosco por um pouco de tempo. Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai." João12:35

Por isso, pense bem antes de falar.

Nenhum comentário: