quinta-feira, 30 de julho de 2009

Coisas que nunca deveriam voltar

Finalmente o post há tempos prometido! "Coisas que nunca deveriam voltar"... Mas que coisas são essas?

Revivals. Qaulquer pessoa, principalmente aquelas a partir dos 20 anos, curtem muito voltar ao passado, relembrar fatos, pessoas, coisas que marcaram suas vidas em uma determinada época.

Quando se fala de música, filmes e televisão, a nostalgia ganha proporções maiores. Afinal de contas, "como era bom no tempo em que eu brincava de carrinho de rolimã nas ruas" ou "quando lançavam filmes maravilhosos, clássicos que não se fazem igual" ou "quando chegava da escola e assistia quase toda a tarde aqueles desenhos e seriados inesquecíveis, ê tempo bom..."

Essa nostalgia até que é interessante, é bem-vinda, afinal de contas tem coisas que acontecem e são realmente inesquecíveis. Depois que a gente passa dos 20, algumas coisas tornam-se nostálgicas, especialmente aquelas de infância. As pessoas levam a sério esse sentimento e até promovem eventos, criam sites, blogs e fóruns na internet, lançam festas - como a tal da Festa Ploc, relembrando os famigerados, odiados e amados anos 80.

Refilmagem de filmes? Ah, claro! É sempre bom ver uma outra versão de Psicose (1960 e 1998) - nem gostei dessa nova versão diga-se de passagem-, Os meus, os seus e os nossos (1968 e 2005), A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971 e 2005) - idem-, Romeu e Julieta (1968 e 1996)...

... No entanto, algumas outras poderiam ficar guardadas, bem guardadas, lá no fundo do baú. É o caso de Robocop. O quê? Isso mesmo: Ro-bo-cop. Não acredita? Pois veja aqui. Sim, sim, aquele filme mesmo dos anos 80-90, que um criam um policial - metade humano e metade máquina - para deter a criminalidade, blá blá, bla... Assisti aos três filmes (são três mesmo?) há um bom tempo atrás e cheguei até a achar a história interessante, mas francamente é algo que eu não queria que voltasse não...

Outra coisa são as franquias. Mas alto lá! Há franquias - continuações de filmes - que realmente fazem sentido e são importantes (exemplo: Senhor dos Anéis é uma trilogia, Stars Wars merece continuações - sendo que os três primeiros filmes são melhores do que os três últimos - dentre outros). Por outro lado, há coisas completamente inúteis ou então foram tão mal feitas que arranharam a idéia original.

MIB - Homens de Preto é para mim um dos filmes mais bacanas do fim da década de 90. A história é super bacana, os protagonistas são ótimos, a música tema é bem legal... Aí lá vou eu no cinema para ver o 2... que estrago! A história é fraquinha, meio sem graça, sem o brilho do primeiro filme... ¬¬'

Premonição é um filme de terror, gênero que já curti há algum tempo atrás, e até me deixou sobressaltada na época. Só que aí vieram continuações... 2, 3, 4... Era a mesma história, a diferença eram os personagens e como se davam as mortes. Sem graça e o que era digno de suspense se tornou comédia boba.

Todo mundo em pânico. O primeiro filme foi até engraçado, apesar de forçar a barra com piadas apelativas, mas aí vieram as continuações e inventei de ver o 2 a pedido de umas amigas... Dinheiro jogado fora. Nem me arrisquei a ver os outros, já deve estar no número 6, sei lá.

Sem contar as outras centenas de continuações inúteis que inventam por aí, querendo seguir o sucesso do primeiro filme, sem um roteiro decente. Isso sem falar na aparente (ou não!) falta de criatividade de Hollywood, trazendo à tona quase sempre as mesmas histórias. Ok, galera, chegou a hora de inovar e trazer algo interessante para o público...

Nenhum comentário: