quinta-feira, 18 de junho de 2009

Jornalismo: Informação ou Opinião?

Nem preciso dizer o quanto estou indignada com isto. Infelizmente, no Brasil, na maioria das vezes, os interesses particulares falam mais alto do que os interesses e benefícios coletivos. Cair na balela de que a queda da exigência do diploma para jornalista é uma vitória da democracia é, no mínimo, irresponsável e ingênua.

Liberdade de expressão? Nosso país é, sim um país democrático, só que muitas vezes, nós brasileiros, em momentos de ignorância, não nos damos conta disso e não lutamos pelos nossos direitos legalmente. Ou então o fazemos de uma forma equivocada, como as diversas manifestações grevistas que vemos pelas ruas: por que o povo tem que sofrer pra você brigar pelos seus direitos? O responsável pelo seu problema normalmente não é incomodado pelas suas manifestações...

Por que confudir Jornalismo com opinião? São duas coisas distintas e nós jornalistas - aqueles realmente interessados em informar tentando ser o mais imparcial possível - fazemos questão de separá-las muito bem. Quer dar sua opinião? Pra isso existem blogs, sites, colunas, comentários, grupos de discussão... Hoje em dia, com a web, está muito mais fácil propagar opiniões.

Ah... se a questão é que nem todos os jornalistas formados exercem bem sua profissão, porque não verificar a quantas anda o ensino dessa nobre profissão nas faculdades? Muito difícil fazer isso? Nem vou falar sobre o sonhado ou temido Conselho de Jornalismo, esse é um outro assunto... Censura, blá, blá, a verdade mesmo é que, infelizmente, os seres humandos querem fazer o que querem, sem pensar na responsabilidade e consequências... e isso não se trata apenas do campo profissional, mas da vida como um todo. Infelizmente.

Ass: uma jornalista com diploma... e muito feliz por tê-lo!

Nenhum comentário: