sexta-feira, 19 de junho de 2009

Infelizmente

Já reparou que a quantidade de absurdos tornando-se realidade está a cada dia aumentando? Já reparou que algumas coisas consideradas execráveis, anormais, aos poucos viram banalidade?

Claro que a divulgação de notícias pela imprensa é muito importante - e claro que eu digo isso, até por ser uma comunicadora, jornalista - mas o fato é que o excesso de informações não deixa a gente parar pra pensar. E isso me incomoda. Me assusta.

Há uns dez anos atrás, essas notícias seriam muito escandalosas (o muito é pra frisar mesmo):

Falsário finge ser a mãe morta

Mãe joga bebê recém-nascido em fossa

Livros com palavrões distribuídos em escolas

Esses são apenas alguns absurdos que aconteceram e foram divulgados recentemente. A pergunta é: Onde vamos parar? Talvez seja uma questão retórica, mas a verdade é que cansa a excessiva quantidade de informação que absorvemos hoje. Às vezes até refletimos, mas essa reflexão é muitas vezes vazia, não nos leva a ações de fato.

Algumas pessoas argumentam: Ah, mas isso já acontecia antes, só que não era divulgado. Será mesmo? Algumas coisas acredito que sim, mas outras fico com um pé atrás. Isso porque creio que muita coisas que tem sido apresentada como antiga, na realidade é atual e muito. E por que tornar um fato atual em coisa do passado? Ah, responder isso é fácil: Essa atitude tem como objetivo impor e fixar novos valores e uma das maneiras mais eficazes é torná-los tradicionais. Mas isso é um assunto para um outro post.

Essa prática de "naturalização" e "tradicionalização" de novos valores pode ser bastante peversa. Por isso, é preciso estar atento, ter capacidade de crítica e, principalmente, conhecer bem sobre HISTÓRIA. Sim, conhecer a verdadeira história, a original... a menos que queimem os antigos livros e relatos e inventem uma outra história...



"Um povo que não conhece sua própria história é fadado a repetir os mesmos erros do passado"

Nenhum comentário: