sábado, 14 de fevereiro de 2009

LER

Como voltei à minha quase "maratona de livros", um assunto começou a surgir em minha mente: De que forma devo aplicar os conhecimentos benéficos e úteis que adquiri através de minhas leituras?

O ato de ler transforma o leitor... e também transforma a própria obra [tentando me lembrar das minhas aulas de Estética...]. Mas é a verdade. Posso dizer com toda a convicção: esta última leitura me transformou, assim como todas as outras.

Livros me transformam... alguns mais, outros menos. Depende. Algumas leituras são quase que essenciais em um certo período da vida, depois outros tipos vêm à tona. Quando estou triste, magoada e/ou decepcionada, um livro sobre superação e/ou fé me ajuda a ter ânimo. Por outro lado, gosto de ler livros que tenham algum tipo de didatismo, que me ensinem coisas novas e que ampliem meu conhecimento.

Acima de tudo, gosto de relacionar o que leio com minhas experiências, principalmente quando elas dizem respeito ao meu relacionamento com Deus, e em grau menor, com os outros. Gosto de ver algumas situações vivenciadas por mim na hsitória de personagens, fictícios ou não. Ou então de aprender lições com pessoas que, de alguma forma, passaram por algo semelhante ou, se diferente, que compartilham suas indas e vindas para alcançar o objetivo de melhorar.

E é isso que mais admiro em livros: a capacidade de compartilhar coisas através da escrita. O fato de a Bíblia ser escrita só é um motivo a mais para querer lê-la, mas confesso que não tenho feito isso com tanto fervor. Às vezes, os textos me parecem distantes - talvez por conta da linguagem e também da minha falta de estudo e aprofundamento, acerca do contexto. Mas, quero a cada dia ter mais e mais vontade de conhecer o meu Deus através de sua Palavra. Deus nos deu muitos presentes, mas um dos melhores é ela, a Bíblia, o nosso "manual de instruções", como diria Rick Warren naquele livrinho sobre propósitos.

"Lâmpada para os meus pés é tua palavra,
e luz para o meu caminho."
Salmo 119:105

Nenhum comentário: