sábado, 23 de janeiro de 2016

Um post reflexivo

Olá, leitor(a) deste blog! Quer dizer, será que tem alguém ainda aí? rsrs Faz tanto tempo que não passo por aqui e até tive que tirar um pouco das teias de aranha e da poeira que pairavam sobre ele rs. Até mesmo o último aniversário do blog - 27 de dezembro de 2015 - não foi lembrado, uma pena. São oito anos! Oito anos que comecei a arte de escrever e publicar aqui neste espaço. De lá para cá, muita coisa aconteceu na minha vida. Passei por várias fases interessantes e complicadas. E isso ficou bem claro nas postagens (ou não). Ultimamente não tenho postado muito. Percebi que os blogs parceiros aí do lado direito também carecem de atualização. Meu Twitter é outro que anda paradão. Será que migramos todos para Facebook e WhatsApp. Parece que sim!

Bem, falando sobre essa migração, isso é mais do que certo. E preocupante. Afinal, num blog, você tinha a oportunidade de escrever seus pensamentos e ideias e publicar, compartilhando algum tipo de conhecimento. No microblog Twitter, são apenas 140 caracteres (talvez mude logo logo) e vinham frases geniais. 

No Facebook, fotos e mais fotos de momentos felizes. Compartilhamentos de imagens e textos sobre o mais variados assuntos. Mas sinto falta de coisas autorais, sabe? As pessoas parecem que desaprenderam a pensar, a gerar uma ideia e a divulgá-la. Muito mais fácil pegar a ideia de outra e compartilhar como se fosse algo genial. Mas enfim... não que seja proibido compartilhar coisas, mas acho que a gente deveria compartilhar alguma informação junto demonstrando o porquê do interesse disso ou tal. Mas tudo bem.

No WhatsApp são grupos e mais grupos. Muitas vezes é divertido, outras vezes fica cansativo. A gente meio que fica cansado das coisas, né? E com muita facilidade. Depois da popularização, os hipsters vão logo descobrindo outra rede social para entrarem e se sentirem especiais por serem os únicos a estarem ali. 

Sabe um dos meus passatempos? Quer dizer, não chega a ser um passatempo, mas sim um local onde eu posso estudar um pouco o comportamento das pessoas: comentários de notícias nas redes sociais. É incrível como as pessoas podem mostrar o melhor ou pior delas. A gente fica na dúvida se sempre existiram pessoas com pensamentos horrorosos ou se elas aproveitam a internet para criar um personagem mau. Ou as duas coisas. Ou sei lá. 

Vivemos tempos selvagens nas redes. Tempos de exibicionismo e críticas gritantemente exacerbados. Mas que não falte o carinho, a sinceridade amorosa, o abraço apertado e a conversa face-a-face. Que o olho no olho, o sorriso... que não falte o contato e o amor.

Nenhum comentário: