domingo, 21 de julho de 2013

O não dito

"Tem coisas que não dizemos que se vão acumulando em um porão, e quando ele está cheio, é hora de esvaziar, dizendo o que sente."

A frase acima é de um filme que vi recentemente, chamado ABC do Amor (em inglês, Little Manhattan, mas a tradução não tem nada a ver com o nome do filme, vai entender...). Enfim, eu fiquei pensando muito nessa frase quando o pai do protagonista disse a ele. Fiquei pensando porque, de fato, é uma realidade.

Quantas vezes a gente já estragou relacionamentos por conta do "não dito". Tantas coisas que a gente poderia dizer, confessar ao outro, mas por um motivo a gente deixa de falar. Talvez por orgulho, talvez por medo do que o outro vá pensar, talvez por medo de perder aquilo que se tem quando as coisas não são ditas.

Relacionamento requer algumas coisas, mas acredito que uma das mais importantes é confiança. E confiança não é algo que se adquire tão facilmente. Ainda mais hoje em dia, quando as pessoas parecem nascer com um "desconfiômetro". A gente suspeita um dos outros com tanta facilidade! Tá mais fácil pensar mal do que pensar bem de alguém. 

Por isso, prezo a sinceridade. Ela é uma boa base para a confiança. Posso ter errado muitas vezes nos meus relacionamentos, mas uma coisa que tenho aprendido é ser sincera. É parar, sentar, conversar com a pessoa olho no olho - porque esse negócio de mandar e-mail ou mensagem não dá certo,  pois a letra é fria - e dizer aquilo que eu penso.

Mas tem um detalhe aí! Esse lance de sinceridade, de dizer o que se pensa, deve ser feito com amor. A gente exorta alguém em amor. A gente fala de uma forma que não vai prejudicar o outro. O objetivo da conversa não é eu mostrar que sou melhor do que o outro, que sou mais inteligente ou depreciar o outro pra que eu sinta melhor. O objetivo é "colocar o jogo na mesa", para que a confiança e relacionamento possam crescer.

Eu não quero ficar no não dito. Eu quero caminhar e conhecer. Quero relacionamentos saudáveis, não porque são perfeitos, mas porque todos os lados buscam o melhor para todos. Quero um abraço sincero, me olhar nos olhos e me dizer a verdade, ainda que essa verdade incomode, mas que seja um relacionamento de verdade. 

Nenhum comentário: