sexta-feira, 22 de julho de 2011

Perdão e experiência

O Ministério da Saúde adverte: falta de perdão faz mal à saúde física, emocional e espiritual.

A frase acima, que poderia ser uma simples brincadeira, remete a algo muito sério: perdão. O fato é que, na teoria, tudo se torna mais fácil. Mas quando acontece com você, quando você é magoado por alguém, fica difícil dizer as palavras "eu te perdoo", tirar todo aquele peso e mágoa do coração e seguir em frente. Por quê? Porque queremos ver o outro se sentir tão mal como nos sentimos quando sofremos com o erro dele.

Enquanto vou pensando sobre esse tema e, a cada dia, aprendendo mais com Deus a tornar isso uma verdade em minha vida, vejo uma frase no Twitter de Thiago Grulha dizendo assim: "É muito mais fácil transformar um amor desprezado em indiferença do que em perdão. O coração dói e exige distância. Só Deus para nos curar.". Eu quase caí da cadeira - literalmente e não literalmente. A frase captou exatamente uma situação pela qual passei há um bom tempo, mas que tinha deixado profundas marcas na minha vida. Ou melhor, deixa.

Eu tinha duas escolhas a fazer: perdoar e não perdoar. Escolhi perdoar logo de início, mas fiz da forma errada, confiando na minha própria força e no meu próprio jeito. Resultado: além de não ter obtido êxito, causei bastante problemas à minha vida espiritual, emocional e até física!

Resolvi deixar nas mãos de Deus. Aliás, não só isso, mas cada pequena ou grande coisa, tenho aprendido a deixar nas mãos dEle. Escrevi ontem no Twitter: "Como não confiar em Deus que é onisciente, onipresente e onipotente? É incoerente não confiar em alguém assim!". Essa não é uma frase de "efeito" como tenho lido algumas por aí, mas resultado de uma experiência pessoal e intensa com Deus. De fato, percebi que é incoerente não confiar em Deus. E Ele tem trabalhado perdão e tantas coisas em minha vida que nem imaginava que fossem ruins.

Sobre essa experiência de realmente confiar em Deus, tenho feito outras descobertas diariamente e posso dizer: tem sido incrível! Quando nosso coração humilha-se diante da presença de Deus e deseja ardentemente que seja trabalhado por Ele, o Senhor opera. Ainda há muito a ser feito, mas já dei um passo importante e creio que Ele agirá muito além do que eu espero. E espero nEle.

Nenhum comentário: