terça-feira, 16 de novembro de 2010

"As coisas querem sorvete..."

A gente gosta de muitas coisas com as quais se identifica, né? Pois bem, assisti a uma série com a qual me identifiquei demais: Tudo o que é sólido pode derreter.

A série, exibida pela Tv Cultura, conta a história de Thereza, uma adolescente que está no seu primeiro ano do Ensino Médio e que vive grandes aventuras inspiradas ou similares às grandes histórias da literatura brasileira e portuguesa, como Dom Casmurro, de Machado de Assis, Os Lusíadas, de Luís de Camões ou Quadrilha, de Carlos Drummond de Andrade.

De um jeito contemporâneo, leve, divertido e por vezes dramático, a série propõe aproximar os jovens e adolescentes da leitura, algo tão desprezado no nosso Brasil (infelizmente!). Thereza é uma personagem muito interessante, alegre, inteligente e cheia de personalidade, bem interpretada por Mayara Constantino. Aliás, a série surgiu a partir do curta metragem de mesmo nome, de Rafael Gomes e Esmir Filho - que também dirigem os episódios.

É muito legal ver Thereza dialogando com personagens e autores dos livros. Afinal de contas, há uam frase que diz: "Quem escreve, constrói um castelo. Quem o lê, passa habitá-lo". E nesse castelo a gente encontra tantas histórias, tantas pessoas, tanta coisa em comum e ao mesmo tempo tanto a aprender!

Uma coisa que me chamou muito atenção foi a trilha sonora. Quem me conhece sabe que gosto muito de música internacional, mas a seleção de canções foi escolhida a dedo pelos produtores, incluindo vários artistas que estão fora do mainstream.



Muitas séries e filmes sobre adolescentes me dão arrepios por conta de histórias superficiais e personagens sem graça. Mas esse seriado vale muito a pena de ser visto. Você pode ver os episódios na internet, gratuitamente, aqui (foi assim que consegui vê-los!).

"As coisas querem sorvete. Banana, maçã, limão. As coisas querem ser coisas, que na verdade não são..." (As coisas, de Érika Machado, música de abertura da série).

2 comentários:

Jehiel Casaes disse...

Lembrei da clássica série da TVE: The Wonder Years. Apesar de retratar uma época bem distante da minha, era interessante assistir, pois esses conflitos da adolescência só mudam de "set", são sempre variações dosmesmos temas em diferentes gerações. Às vezes somos muito previsíveis.

Lidiane Ferreira disse...

Anos Incríveis (The Wonder Years)! Ótima lembrança! A vida é cheia de clichês e muitos deles são retratados em séries de Tv... nas séries de Tv que retratam a adolescência, isso é ainda mais evidente.

Sim, somos muito previsíveis, mas essa previsibilidade pode nos abrir uma porta para surpreendermos os outros.