quarta-feira, 2 de junho de 2010

O que a tecnologia te proporcionou?

Já parei pra pensar nisso algumas vezes. Até mesmo já coloquei algo a respeito no meu perfil do Twitter. Sei que, em termos de informação, a Internet tem me ajudado a descobrir muitas coisas novas. E talvez o "muitas" seja muito pouco para descrever. São tantas que até atrapalham.

Lembro-me nos idos dos anos 90 quando a Globo exibia Barrados no Baile (ou 90210, em inglês). Era a série que mais fazia sucesso e não era difícil encontrar fãs entre os meus amigos. Bem, com o avançar das temporados, Shannen Doherty (a Brenda, uma das protagonistas) saiu da série. Segundo minha irmã, ela saiu porque brigou com o diretor da série. Eu não havia lido algo a respeito sobre isso e nem visto alguma reportagem na televisão, mas acreditei no que minha irmã disse. O Wikipédia me informa, hoje, o real motivo da saída dela: briga com Tori Spelling (a Donna, do mesmo seriado), que é filha do falecido produtor da série Aaron Spelling.

Tá vendo? Só com esse exemplo, mostro o quanto a Internet me informa com mais precisão os fatos. A mesma coisa em relação à música: na década de 90 e início dos anos 2000, era complicado ter minhas músicas favoritas. Nunca fui de comprar muitos CDs, até porque sempre preferi seleções aleatórias de músicas que tocavam nas rádios - até hoje é assim. O processo era complicado mesmo: eu torcia para minhas músicas favoritas tocarem e aí deixava "no ponto" a fita cassete (isso mesmo!) no gravador. Pronto, era só apertar REC e poderia gravar. Pena que várias músicas tinham cortes e algumas delas tinham propaganda da rádio bem no meio. Mas era algo emocionante, sabe. Hoje ficou muito mais fácil: é só buscar sites de downloads de músicas e acessar o Youtube para ouvir as minhas preferidas. Simples.

Hoje é mais fácil saber as notícias do Brasil e do mundo. Mais fácil conferir trailer de lançamento de filmes - e ver quantas vezes quiser. Até mesmo rever aquele desenho animado ou série legais (há uns dois anos, pude rever as temporadas completas do anime Samurai X e do tokatsu Jaspion).

Mesmo com toda essa praticidade, sinto um pouco falta daquele tempo. Das surpresas. Da dificuldade de encontrar informações. Das descobertas. E até mesmo das minhas fitas cassete, gravadas e regravadas umas dezenas de vezes. Mas ficaram no passado.

2 comentários:

ricardo disse...

Estava futucando seu blog e não pude deixar de comentar este post. A área de tecnologia é uma das minhas paixões (não sou nerd, eu acho). Vejo que concordamos em muitas coisas. Hoje percebemos que o lema é "compartilhar". Compartilhar conhecimento, opiniões e momentos. Compartilhamos conhecimento quando deixamos a informação disponível para qualquer pessoa acessar e até acrescentar (Wikipedia), compartilhamos opiniões por meio dos blogs e momentos por meio das redes sociais. Contudo não podemos esquecer o outro lado da moeda. A maioria da informação contida na internet é inútil e não-confiável. As pessoas passaram a ser completamente dependentes da internet e esqueceram que existe vida fora da internet. Fora outras coisas.

Lidiane Ferreira disse...

Oi,Cadinho!
Obrigada pela visita e comentário.
É verdade, as pessoas estão compartilhando tantas coisas no mundo virtual que se esquecem que existe um mundo real - que é muito mais importante.
Tem gente que vive em função da internet... uma pena. A web deveria ser para auxiliar o nosso dia-a-dia e não para nos escravizar.
Por isso, aproveite bem a realidade! Beijo!