segunda-feira, 19 de abril de 2010

Conhecimento

"O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos." Oséias 4.6

O texto bíblico acima é atual. Primeiro, porque a Bíblia contém a Palavra de Deus, que nunca passará. Segundo, porque vivemos dias paradoxais: excesso de informação, mas pouco conhecimento.

Mais do que divulgar informações, os jornalistas agora se veem diante da árdua tarefa de organizar a informação para seu público. Tornaram-se administradores na comunicação. São muitos veículos de comunicação que dispomos hoje(televisão, rádio, internet, impresso). Neles, há inúmeras formas de divulgar fatos e opiniões. Mas, ainda assim, o povo carece de conhecimento. São ignorantes (ignorante é aquele que ignora).

No meio cristão, isso ainda é mais alarmante. Com Cristo, temos acesso ao Pai. Não precisamos de intermediadores, como algumas religiões preconizam (religião é um termo que significa religar-se a Deus), mas podemos nos comunicar com Ele por meio da oração e da leitura bíblica.

No entanto, algumas pessoas insistem em viver com base nas experiências dos outros. Querem ouvir somente a mensagem do pastor, somente a aula da EBD, somente ler aquele livro cristão e só. Como se isso bastasse em nossas vidas. Isso não é tudo aquilo que Deus quer nos dar como experiência com Ele. Todas essas coisas listadas são importantes, mas não são tudo. Há muito mais.

"O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento". Às vezes, fico refletindo sobre esse versículo. Pensando o perigo de sermos levados em falsas doutrinas, por falsos cristos. O risco de nos afastarmos de Deus por seguirmos o fogo estranho. O risco de viver a nossa fé com base nas pessoas e na realidade ao redor e não no eterno. O risco de sermos como meninos inconstantes, levados em todo o vento de doutrina.

Imagine-se em um deserto ao meio dia. Nem preciso o quanto está quente, né? Pois bem. Agora imagine que você tem à sua frente duas opções: (1) Beber água límpida de um rio caudaloso. (2) Beber água em um conta-gotas. Qual você escolheria? Pois bem. E se eu te disser que temos preferido a opção do conta-gotas ao rio? Absurdo?! Não, se considerarmos quantas vezes temos nos alimentado da Palavra apenas uma vez por semana, durante os cultos.

Há ainda um outro agravante: o monopólio de informação. Vejo isso claramente em nossos dias. Vejo que as pessoas são ignorantes, muitas vezes, por não receber a informação que precisam. Não sabem seus direitos, nem seus deveres (cultura do egoísmo). Também não sabem a Verdade. Porque dizem que existem várias verdades. Dizem também que não existe nenhuma verdade. Mas se for assim, então dizer que "não existe verdade" pode ser uma mentira (entendeu?).

E como viver nesta loucura então? Informando aquilo que é correto. Divulgando informações relevantes ao povo. Compartilhando. Dizem que a vida é uma escola. E eu digo: seja um ótimo aluno. Mas também seja um ótimo professor.

Nenhum comentário: