sábado, 13 de março de 2010

Defraude

É estranho falar neste assunto. Pelo menos aqui, onde pessoas de todo o mundo podem ter acesso ao que escrevo. Mas respirei fundo e tomei coragem suficiente para falar sobre algo que me incomoda muito, muito mesmo.

A palavra é defraude, que vem do verbo defraudar (ou seria o contrário?). Fazendo ums pesquisa em um dicionário online, descubro que defraudar é:
v. tr.1. Espoliar fraudulentamente.
2. Fig. Privar dolosamente de.
3. Contrariar, iludindo.


Vou me ater à última palavra do significado número 3: "Iludindo". Para mim, esse é o real significado de defraudar = iludir. Você já passou por isso ou conhece alguém que já passou. Quer ver?
Quando você é pequeno, seus pais te prometem algumas coisas: te levar ao parque, comprar aquela bicicleta ou jogo que você tanto quer e acabam não te levando, não comprando (não em todos os casos, mas em alguns, tá?). Isso é defraudar, é prometer alguma coisa e não cumprir. Ah, claro que você já deve ter passado por isso: políticos às vezes fazem infinitas promessas e não cumprem.

Outro caso são rapazes que se aproximam de garotas, começam uma amizade, enchem os corações delas de zilhões de expectativas, dando a entender que queriam um relacionamento mais sério, e depois frustram as meninas: somem, dizem que são "apenas amigos e que ela se iludiu", etc. Algo até comum no meio cristão (e bastante perturbador).
"Ninguém iluda ou defraude nisso a seu irmão, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos." 1 Tessalonicenses 4.6

Eu acho que defraudar abrange o sentido de enganar o outro em várias circustâncias, de colocar expectativas e acabar não dando conta de nada.
Pra que prometer se não pode cumprir? Não há nenhuma necessidade para isso. Quanto ao exemplo de rapazes e moças, vejo que, algumas vezes, os rapazes insistem em criar um universo especial não solicitado. Muitas vezes eles aparecem "do nada", sem ser convidados, querem fazer parte do mundo das meninas, querem criar um universo único, aparentemente especial e depois destruí-lo em um piscar de olhos. Para quê? Não precisamos disso.

Ninguém precisa que outra pessoa lhe prometa nada. Sabemos como o ser humano é falho e que pode fracassar, cair e não conseguir realizar tudo o que deseja. O único que pode ser 100% fiel a suas promessas é DEUS. O resto está sujeito à imperfeição.
Mas do que prometer, melhor é fazer. Suas atitudes dizem muito mais ou falam muito mais alto do que suas palavras. E assim vamos caminhando. Eu não te digo que vou te dar algo: eu vou e te dou quando puder, sem dizer nada antes. Ainda mais se for algo que você nem pediu... Não dá pra deixar o outro esperando...

Um comentário:

Anônimo disse...

concordo com tudo o que disse
absolutamente tudoooo!!!!