quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Fé? Otimismo? Pessimismo? Realismo?

"O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas." William George Ward

Começo com a frase acima uma reflexão que ultimamente tem tomado boa parte da minha mente. Diante da vida, qual a atitude tomar?

Há algum tempo atrás, eu era uma pessoa extremamente sonhadora. Tanto que sonhava acordada, lembrando de sonhos bons que eu havia tido na noite anterior ou apenas imaginando possibilidades interessantes. Entretanto, a vida real
era sempre muito diferente - e por vezes terrível - e diante de algumas situações decepcionantes, deixei esse lado de "eternamente sonhadora".

O problema é que do extremo do "sonhar demais" chego ao extremo do "não acredito em nada". A visão pessimista encaixa-se perfeitamente na popular
Lei de Murphy: "Se alguma coisa pode dar errado, com certeza dará". Essa ótica certamente leva a um estado de apatia e de frustração. Também preferi abandonar.

Realista? Tento ajustar minhas velas todos os dias, como diria Ward, mas não sei como fazê-lo. Chegar a esses dois extremos pode ser simples para qualquer pessoa que acha que a vida é apenas isso que tem agora. Mas, para alguém que tem uma esperança maior, de uma vida além desta, e de fazer parte de um plano de alguém que o criou e que o ama profundamente, a história é outra.

Escolho ter fé. Não é uma tarefa fácil. Afinal, Hebreus 11.1. Ontem, durante minha leitura bíblica, me deparei com a história da viúva insistente (Lucas 18.1-8). Talvez a chave seja apenas pedir.

2 comentários:

Deborah disse...

Olá!!
Bom me deparo muitas vezes com esse dilema, e tbém escolhi ter fé. Em DEUS, não em homens, sequer apenas em mim.
Parabéns pela posição de fé!

Edom disse...

Fé é crer no impossível, no invisível ou no intangível?

Se cremos no impossível somos loucos, pq pra crermos entendemos a possibilidade. Se cremos no invisível não temos imaginação, pois por ela vemos o objeto-alvo da fé. Se cremos no intangível é como se tentássemos Deus, tentando alcançar coisas que não estão preparadas para nós.

Antes, eu entendo que temos que crer somente em Deus, e pedir tão somente o que temos, como se reafirmássemos nossa gratidão. Como se entendêssemos que Ele entende e controla tudo... o resto, é só um mísero detalhe como figurante de filme.