quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Comentando sobre "Burocratizando a obra divina?"

Tomei a liberdade de postar os comentários do post anterior: um, do meu amigo e irmão em Cristo Esaú, conhecido também como Edom, Zuza. O outro, minha resposta ao comentário:

Edom disse...
quando penso mal da burrocracia, logo logo me arrependo e volto à esfera das leis institucionalizados... o registro escrito norteia o homem por conceitos além da vontade singular, mas comuniza pelo padrão aceito, que é o texto, uma vontade coletiva.
Pensando na bíblia:
Tudo que temos na bíblia, nada mais no diz do que tudo o que Deus já nos diz normalmente todos os dias da nossa vida. A bíblia é verdadeira porque ela é experimentava e aprovada, mas esse experimento e prova vêm de conceitos naturais como a moral natural do homem, que Deus baseou no Seu intelecto supremo para formular, dando ao homem um norte, e esse norte não é baseado na bíblia mas é reforçado por ela. Todos os homens e culturas existentes já são orientados naturalmente para o amor a Deus e ao próximo, nem por isso jogamos a bíblia fora... da mesma forma penso sobre a lei, que obviamente não é inspirada por Deus, sendo assim, suas falhas estão justificadas pela imperícia humana de tentar acertar sem conhecer o certo.

mas gostei muito do post, Lead Ferrer

=*

Lidiane Ferreira disse...
Oi, Zú!
Gostei muito do seu comentário, foi muito além das minhas reflexões.
De fato, a Bíblia é o "nosso norte", nosso manual de instruções e Palavra inspirada por Deus para nos orientar.
Quero deixar claro que, de modo algum, com o texto que escrevi, estou minizando ou mesmo retirando a autoridade das Escrituras nas nossas vidas.
Quis apenas destacar o quanto às vezes nos prendemos demais na lei esquecemos da graça e amor de Deus e para com o próximo. E como o ser humano - e falo das leis criadas pelos os homens - cria tantas leis que não é capaz de seguir nenhuma delas. E também da burocracia humana, que muitas vezes nos impede de servir verdadeiramente a Deus.
Acho que, com sua opinião, posso completar o post anterior dizendo que o homem cria suas leis tentando parecer correto - aos seus olhos - ou mesmo por conveniência - afinal, hoje em dia, multas e processos rendem dinheiro. Mas se esquece de que dispõe do livro que é modelo de perfeição e justiça: a Bíblia.

Zú, um beijo pra você! Deus te abençoe sempre e obrigada pelas suas observações. Curtir o "Lead Ferrer", se eu estiver em outro país, vou adotar essa acunha!

Aos outros: opinem também, participem!

5 comentários:

Edom disse...

E nesse questionamento, vem uma das minhas grandes dúvidas... que tenho pensado há tempos, mas ainda não cheguei a uma resposta precisa:

Deus é contra a RELIGIÃO?!

Será que Ele é realmente contra os símbolos?! Será que ele é realmente contra os processos? Não! isso eu já tenho como certo...

Certo, ele não é, e isso está provado na própria bíblia... Ele deu 10 leis ao povo... que resumiam 600 e poucos mandamentos... ele deu símbolos... "esse é meu sangue, esse é meu corpo"... "esse é o símbolo da aliança que tenho convosto" ... ele mandou sacrificarem animais e coisas...

Mas o fator relevante aqui é... não abandone a religião, porque esta é a tentativa do homem de chegar a Deus... mas entenda que maior do que a religião é a GRAÇA, maior do que tudo é o AMOR...

Como Ele diz em Oséias: Melhor do que sacrificar, é obedecer, melhor do que holocausto, é conhecer Deus.

é isso que tenho buscado, sacrifícios, sim, mas obediência primeiro, holocausto sim, mas conhecimento divino primeiro.

E aí vem a questão da burocracia... burocracia sim, mas seus princípios primeiro... projetos sim, mas as pessoas primeiro... nisso se resume todas as coisas.

todas as coisas no fim das contas, são orientadas pela lei do amor divino... que orienta a palavra, que orienta a vida, que orienta as nossas açoes...

Lidiane Ferreira disse...

"E aí vem a questão da burocracia... burocracia sim, mas seus princípios primeiro... projetos sim, mas as pessoas primeiro... nisso se resume todas as coisas."

Gostei muito do seu comentário, Zú, principalmente dessa parte, que é praticamente a essência do meu post anterior.

Li seu comentário e fiquei divagando muito a respeito dele.

Acredito que Deus não é contra a religião [entendendo religião como forma de o homem chegar a Deus]. No entanto, devemos valorizar primeiro a ação de Deus para resgatar o homem - o sacrifício de Seu filho Jesus Cristo. Depois disso, precisamos entender que nossa religião não deve ter base "na forma como achamos que podemos nos aproximar de Deus" e sim no que Deus fala em Sua Palavra, a Bíblia.

A religião não pode se limitar a sacrifícios, holocaustos, simbolismos... e sim a corações que procuram ser lavados pelo sangue do Cordeiro, pessoas que buscam ser santas, como o Pai é santo.

Edom disse...

eh bem isso... o povo queria chegar a Deus construindo uma torre, que se tornou o símbolo da divisão.
É exatamente isso que a religião focalizada no esforço humano traz: Divisão. Aquela religiosidade que nada tem com a graça é a causa de tantas denominações e tantas divagações no meio do povo de Deus.
Tudo o que Ele quer é que O conheçamos.

"Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra."

Essa é a solução para o povo de Deus que não busca conhecimento divino. Conhecer e prosseguir em conhecer. Porque para estes, que o buscam, a manhã é certa, e a chuva que rega a terra é indiscutivelmente vindoura. Mais do que vindoura, ela é iminente. Deus seja louvado!

Sejamos sim religiosos, descontruíndo torres e permitindo-nos sermos alados por Deus.

Lidiane Ferreira disse...

Isso!

Essa história da Torre de Babel é mais um exemplo do fracasso humano de chegar a Deus... uma pena
O que me intriga nessa história tem a ver com linguagem, já que é a partir daí que surgem os diferentes idiomas... e etimologia é um assunto que me interessa muito.

Mas voltando ao assunto, eu gosto demais desse trecho de Oséias que vc citou. Me incomoda tanto ver uma porção de denominações e tantas rixas entre elas... e brigas até mesmo dentro de uma mesma denominação ou igreja. Me incomoda ver pessoas sendo reijeitadas por não seguirem um padrão, padrão este que tem muito mais a ver com a vontade humana do que com a vontade de Deus. Me incomoda ver os humanos... e claro eu mesma... complicando tanto coisas que são simples, como buscar a Deus.

Tudo parte de um coração humilde e quebrantando, disposto a deixar-se ser cheio do Espírito Santo de Deus... ler e meditar na Palavra, buscando conhecer a verdade libertadora de Jesus. Orar submisso à vontade Daquele que nos criou.

Falando assim parece fácil, mas não é não. É uma caminhada, com muitos obstáculos, mas devemos ter na mente e no coração a certeza de que somos mais que vencedores em Cristo.

Edom disse...

Em Pv. 2:10, Salomão diz que é uma questão de Sabedoria e Conhecer Deus, só isso hehehehe

Como não há quem conheça a Deus, quero transformar isso, quero conhecer