segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Burocratizando a obra divina?

Eu odeio burocracia... odeio quando vejo que uma coisa simples demora de ser resolvida por conta de protocolos... Não há necessidade, nenhuma necessidade mesmo, mas afirmam que a papelada é importante e tudo. Eu não acho...

Penso um pouquinho na Bíblia e na série de leis apresentadas no Antigo Testamento. Sim, elas eram importantes para aquele contexto, para nortear o povo sobre o que deveriam ou não fazer. No entanto, penso em Jesus, no Novo testamento, resumindo essas leis em apenas duas: Amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a si mesmo. Simples assim. E mesmo com o resumo, as pessoas até hoje, séculos depois, custam a seguir.

Falando em leis, lembro-me da enorme quantidade de leis na nossa Constituição e também nos Códigos Civis, Penais, e afins. Já li um pouco sobre eles uma vez, não curto muito Direito, mas precisei ler para um concurso. O que percebi em tudo aquilo é que muita coisa - ou praticamente tudo - é tão óbvio que nem precisava estar escrito.

A mesma coisa essa nova lei que proibe fumar em ambientes fechados. É tudo uma questão de bom senso: você pode gostar de fumar - o que eu acho difícil, pois fumar envolve vício e vício diz mais respeito ao "ter que" do que "querer" - e pode se acostumar com aquela fumaça toda, mas quem garante que as pessoas ao redor gostem ou se acostumem também? É tudo uma questão de bom senso.

Quem sabe um dia, pelo menos aqui na capital baiana, haja uma lei que impeça ouvir música alta em ônibus. Porque com esses celulares com função de rádio, ficou quase insuportável ter uma viagem de coletivo tranquila... Você é praticamente obrigado a ouvir a viagem inteira músicas em alto volume, muitas delas que podem não ser muito o seu gosto. E se for reclamar, vou logo avisando que pode ser uma experiência frustrante, porque afinal de contas, hoje em dia institui-se o respeito ao direito do outro a qualquer custo... até mesmo quando fere o seu.

Voltando para a esfera cristã, penso o quanto nós, cristãos, também tendemos a burocratizar o trabalho de Deus, como criamos tantos protocolos e tantas coisas, quando na verdade deveríamos deixar que o Espírito Santo de Deus esteja livre para operar como quiser. É desejar que o Senhor tenha total controle de sua vida. E só.

2 comentários:

Edom disse...

quando penso mal da burrocracia, logo logo me arrependo e volto à esfera das leis institucionalizados... o registro escrito norteia o homem por conceitos além da vontade singular, mas comuniza pelo padrão aceito, que é o texto, uma vontade coletiva.
Pensando na bíblia:
Tudo que temos na bíblia, nada mais no diz do que tudo o que Deus já nos diz normalmente todos os dias da nossa vida. A bíblia é verdadeira porque ela é experimentava e aprovada, mas esse experimento e prova vêm de conceitos naturais como a moral natural do homem, que Deus baseou no Seu intelecto supremo para formular, dando ao homem um norte, e esse norte não é baseado na bíblia mas é reforçado por ela. Todos os homens e culturas existentes já são orientados naturalmente para o amor a Deus e ao próximo, nem por isso jogamos a bíblia fora... da mesma forma penso sobre a lei, que obviamente não é inspirada por Deus, sendo assim, suas falhas estão justificadas pela imperícia humana de tentar acertar sem conhecer o certo.

mas gostei muito do post, Lead Ferrer

=*

Lidiane Ferreira disse...

Oi, Zú!
Gostei muito do seu comentário, foi muito além das minhas reflexões.
De fato, a Bíblia é o "nosso norte", nosso manual de instruções e Palavra inspirada por Deus para nos orientar.
Quero deixar claro que, de modo algum, com o texto que escrevi, estou minizando ou mesmo retirando a autoridade das Escrituras nas nossas vidas.
Quis apenas destacar o quanto às vezes nos prendemos demais na lei esquecemos da graça e amor de Deus e para com o próximo. E como o ser humano - e falo das leis criadas pelos os homens - cria tantas leis que não é capaz de seguir nenhuma delas. E também da burocracia humana, que muitas vezes nos impede de servir verdadeiramente a Deus.
Acho que, com sua opinião, posso completar o post anterior dizendo que o homem cria suas leis tentando parecer correto - aos seus olhos - ou mesmo por conveniência - afinal, hoje em dia, multas e processos rendem dinheiro. Mas se esquece de que dispõe do livro que é modelo de perfeição e justiça: a Bíblia.