quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Semeando e colhendo

"Não erreis: Deus não se deixa escarnecer;
porque tudo o que o homem semear,
isso também ceifará."
Gálatas 6.7


Às vezes não entendo algumas pessoas. Elas fazem coisas que trazem consigo determinadas consequências. No entanto, não conseguem entender os resultados que surgem, acham que deveria ser diferente. Mas não tem como! A gente planta o que colhe.

Esse versículo de Gálatas me faz pensar sobre o que tenho feito com minha vida e como tenho planejado o meu futuro. Sim, posso planejar o meu futuro, posso ter sonhos, afinal podemos fazer nossas escolhas, Deus nos deu essa oportunidade - interessante e ao mesmo tempo perigosa.

No entanto, preciso lembrar que, se Jesus é Senhor em minha vida, Ele também é Senhor em meus planos e sonhos, Ele é quem decide o que farei ou não. "O coração do homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos." (Provérbios 16.9).

Isso é tão difícil! A gente tem a mania de querer ser dono do próprio nariz, de ter o controle de tudo... Parece que confiar em outra pessoa se tornou perigoso, surge o medo de o resultado ser ruim ou de até mesmo não obter resultado nenhum. É algo a se aprender, o renunciar a si mesmo.

Mas a primeira intenção minha em escrever esse texto diz respeito a relacionamentos e o que fazemos para cultivá-los. As pessoas querem ter amizades, mas nem sempre estão dispostas a cultivá-las, a cuidar delas, tal qual se cuida de plantas, por exemplo. Querem que o outro ouça seus problemas, lhe presenteie com objetos ou mesmo com presença e demonstrações de afeto, mas não está disposto a fazer o mesmo. Como manter algo assim? Não mantém, apenas corta-se.

Por isso, se algo está acontecendo no presente e você está sem entender direito o porquê, olhe para trás, volte o pensamento para o passado e tente lembrar quais foram suas atitudes no antes. Muito cuidado com o que se planta hoje, para não colher mal amanhã...

Nenhum comentário: