segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Vida ou conhecimento?


Mais uma semana chegando, mais leituras bíblicas, mais relfexões. Finalizei o Antigo Testamento e as descobertas que fiz foram tão fantásticas que fiquei indagando a mim mesma: "Por que não o li antes?"

Percebi que a última palavra do livro de Malaquias, último livro do AT é "maldição". É, mas a boa notícia é de que, depois dessa palavra, nos deparamos com o Novo Testamento, ou seja, uma Nova Aliança com Deus, uma nova vida através de Cristo Jesus.

Aproveitei pra dar uma olhadinha na última palavra no último livro do NT; "Amém". Mas amém (assim seja) para quê? "A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém." Apocalipse 22.21.

Lendo o capítulo 22 por completo, me deparei com o termo "árvore da vida": "No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações." Apocalipse 22.2.

Fiquei pensando: será que a mesma árvore da qual Adão e Eva comeram o fruto, o primeiro pecado (pecado pela desobediência e rebelião a Deus e não pelo simples fato de comer um fruto)?

Mas não, o fruto que Adão e Eva comem é da árvore do conhecimento do bem e do mal.

"E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente. Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." Gênesis 2.16,17

"Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi." Gênesis 3.12,13

Mas a árvore da vida também estava no jardim:

"E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal." Gênesis 2.9

E Deus promete a árvore da vida:

"Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas." Apocalipse 22.14

Vida ou conhecimento? A gente, às vezes, quer saber de tudo, conhecer tudo, ser dono de tudo... Mas esses excessos certamente levam a solidão... Prefiro não saber de nada e estar muitíssimo bem acompanhada com o Cordeiro. E o Espírito e a Noiva dizem: Vem! Maranata!

Nenhum comentário: