Estive pensando sobre a humildade do ponto de vista dos relacionamentos horizontais - pessoas com pessoas. A conclusão que cheguei não é lá uma boa notícia não.
Às vezes, observo algumas pessoas. Vejo que, com o passar do tempo, à medida que elas crescem, elas vão amadurecendo, vão aprendendo mais, adquirindo conhecimento e também sendo abençoadas por Deus. Tudo parece tão certinho, ótimo. Só que tem um detalhe: tudo fica pra elas mesmas.
Antes que você argumente algo, saiba que não estou desmerecendo as bênçãos recebidas pelos outros e nem muito menos tendo inveja deles. Longe disso! O que quero focar é o como essas coisas só tem trazido benefício a elas mesmas, torna-se uma coisa egoísta, deixa de ser bênção na vida de outros.
Saindo do geral e chegando ao contexto cristão, isso torna-se evidente também pra mim... e muito triste. Vejo pessoas crescerem na fé, ter experiências com Deus. No entanto, vejo também como elas guardam essas coisas para si mesmas, como um tesouro, talvez com receio de que alguém possa lhes tirar isso.
Por outro lado, vejo que, por conta desse egoísmo, muitas outras pessoas deixam de ser abençoadas, deixam de ser consoladas ou exortadas a partir da experiência do outro. Como é difícil chorar com os que choram, quando você está no ápice de sua felicidade, quando as coisas estão dando certo e seus desejos estão sendo realizados. Como é difícil olhar para os lados.
E como tudo isso vai de encontro às escrituras, de encontro ao que a Palavra diz, de encontro ao "confessai vossas culpas uns aos outros para que sejais sarados". O conhecimento só tem valor quando é compartilhado, repartido. Muitas vezes estamos impregnados com o espírito competitivo do mundo, de ser melhor do que os outros, e esquecemos que no reino de Deus não há competição, a corrida é para um mesmo alvo, mas a questão não é quem vai chegar primeiro e sim se vai chegar ou não - lembrando-se que quem garante a chegada não é nosso esforço próprio e sim a graça de Deus, tendo aí a humildade no relacionamento vertical.
Você é um vaso e deve ser preenchido pelo Espírito Santo e pelas bênçãos de Deus. No entanto, esse vaso não vai conter o seu conteúdo; ele vai transbordar e inundar este mundo. O sal não pode ficar no saleiro, ele precisa salgar. A luz não fica debaixo da cama e sim no alto do monte, para iluminar ao seu redor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário