quarta-feira, 15 de julho de 2009

Duas Joans e uma cabana

Você já parou a pensar como Deus é? Que aparência Ele tem? Alguns dizem que Ele é um senhor idoso, cabelo branco como a neve. Outros já imaginavam o Deus vivo como alguém que personifica outras pessoas, que pode ser desde um jovem simpático a uma senhora mais séria.

Estou lendo A cabana, um dos livros do momento, ou melhor, um dos hype do momento. Não estou lendo porque seja um best seller ou porque está na lista dos mais vendidos. Mas por simples curiosidade. Ouço tanto falar sobre ele que isso me incentivou a abrir a primeira página.
Antes mesmo de começar a leitura, já tinha lido algumas críticas - com leves spoilers - e então me deparei com algo interessante: Deus é representado por uma senhora negra e outras pessoas.

Isso te lembra alguma coisa? Talvez para você não, mas para mim lembra a série americana Joan of Acardia, exibida pelo canal Sony. Era história de uma adolescente, Joan, que num belo dia percebeu que Deus começou a falar com ela... literalmente... e Deus era um rapaz bonito no ônibus, uma menininha de óculos e tantos outros que surgissem. Ao mesmo tempo, Joan tentava sobreviver à escola e as pressões juvenis, além dos dramas familiares. Série legal.

A música da abertura, One of us, era cantada por outra Joan: Joan Osbourne. Segundo minhas pesquisas, Osbourne é/era católica; sua música tinha tudo a ver com a premissa da série:

What if God was one of us? - E se Deus fosse um de nós?
Just a slob like one of us - Apenas um desajeitado como nós
Just a stranger on the bus - Apenas um estranho no ônibus
Tryin' to make his way home? - Tentando voltar para casa?

Não, certamente Deus não é um desajeitado, Ele nem mesmo é como nós. Jesus, Deus Filho, é perfeito, sem mancha alguma, diferente de nós, pecadores, corrompidos, que precisamos dEle para nos salvar.

Quando penso em como Deus Pai poderia ser, não consigo imaginar nenhuma figura humana ou algo diferente. Sou limitada demais para saber ou até mesmo cogitar a aparência de Deus, porque acredito que é muito além do que possamos imaginar.


"O Deus, tu és tremendo desde os teus santuários;
o Deus de Israel é o que dá força e
poder ao seu povo. Bendito seja Deus!"
Salmos 68:35

Nenhum comentário: