sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Quando você fala, mas ninguém te dá ouvidos

Vamos combinar: é péssimo quando você está dizendo algo, principalmente quando é algo importante, e as pessoas simplesmente não te dão ouvidos. É chato para um pai ou para uma mãe dar conselhos para os seus filhos e vê-los tomar justamente o caminho errado. É ruim querer dizer alguma coisa importante e a pessoa com a qual está falando não se importar.

Acho que foi exatamente assim que Jeremias se sentiu ao falar ao povo de Israel. Primeiro que ele se sentia incapaz de transmitir a mensagem que Deus havia ordenado.

"Assim veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta." Jeremias 1:4,5


"Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino." Jeremias 1:6

Mas aí veio a resposta do Senhor, que nos faz pensar e ter a certeza de que, quando Deus nos chama, Ele nos capacita. Ele não escolhe os capacitados e sim capacita os escolhidos:


"Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás. Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o SENHOR. E estendeu o SENHOR a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o SENHOR: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca; Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares." Jeremias 1:7-10

No entanto, o povo não estava dando ouvidos às palavras do profeta do Senhor dos Exércitos. Israel transgredia as leis do Senhor... as pessoas não se importavam com as mensagens de Deus transmitidas por Jeremias.

Estou lendo esse livro - relendo, mais especificamente, porque tinha começado a ler e parei no capítulo 12 - e estou percebendo o quanto pode ser difícil levar a mensagem de Deus, muitas vezes mensagem de exortação e atenção, para o seu próprio povo.

Assim como Jeremias, me sinto muitas vezes "menina", que não pode falar sobre o evangelho de Jesus, mas creio que, se Deus me escolheu para isso, com certeza serei capaz de fazê-lo.

3 comentários:

Unknown disse...

é exatamentye assim que me sinto em casa,obrigado pela postagem!!!

Unknown disse...

tomei a liberdade de postar em meu blog espero q vc não se zangue!!

Lidiane Ferreira disse...

Puxa, que ótimo! Obrigada! Deus te abençoe!