quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Monopoly? Clue? What is this?


Assistir canais infantis como Cartoon Network, Nickelodeon [Nick] ou Jetix [antiga Fox Kids] é um prato cheio para ver propagandas e mais propagandas de brinquedos nos intervalos: Barbie, Hot Wheels, Polly e outros dominam os comerciais.

Mas um fato interessante tem me chamado a atenção. Jogos de tabuleiro famosos, que até fizeram parte da minha [saudosa] infância voltaram... mas com um nome diferente, um nome in English.

Como assim? Simplesmente não pense que Monopoly é um brinquedo novo. Ele é nada mais do que o Banco Imobiliário, sim aquele mesmo do dinheirinho de mentira, dos pinos coloridos e das hipotecas [eu nem sabia o que era isso naquela época]. Lembro que eu comprava e vendia imóveis na Av. Paulista, Pacaembú [poxa, eu queria que tivesse uma versão "Salvador" pra eu comprar imóveis por aqui rsrs].

E tem mais: Clue é igual a Detetive. Sim, é aquele com Dona Branca, Dona Violeta, Coronel Mostarda e aquelas armas pequenas: faca, castiçal [arma??], revolver e etc.

A pergunta que veio em minha mente foi: Por que mudar de nome? Será que ocorreu o mesmo que aconteceu com Guerra nas Estrelas, que agora, queira ou não, se chama Star Wars em qualquer país.

Sem falar que a Super Massa [famosíssima nos anos 80 e 90] também apareceu com outro nome que não consigo me lembrar agora e o Twister [aquele jogo do tapete cheio de bolas coloridas] também tá aparecendo nas propagandas [as cenas parecem ser dos anos 80 e 90 rs].

Dúvidas e questionamentos à parte, sinto saudade desses jogos... Inclusive do Jogo da Vida, um dos meus favoritos... aquele carrinho.. e a gente acabava "tendo" um, dois, cinco filhos rsrs.

Um comentário:

Tiempo disse...

Sabe a razão da mudança, é que em tempos de internet as crianças não querem saber de jogos "reais", mas sim virtuais, então os nomes em inglês remetem que são novidades vindas de fora.