quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

A Bíblia e o exterminador

Estou assistindo a segunda temporada de Terminator: The Sarah Connor Chronicles. Traduzindo: é a série inspirada nos filmes Exterminador do Futuro, de James Cameron. Traduzindo 2: é o filme em que Arnold Schwarzenegger diz "Hasta la vista, baby". Inclusive, é o único longa cuja sequência [2] é melhor que o primeiro filme. O terceiro é legalzinho, mas fraco comparado aos outros.
Estou gostando muito da série, porque é bem feita, é baseada em um filme que eu gosto [apesar de ser violento, ok, mas nos faz pensar sobre o passado influenciando o futuro] e por apresentar reflexões acerca da família e até da Bíblia...


... Sim, da Bíblia. Ela é o livro-referência dessa série. Sério mesmo! [olha o trocadilho]. Nome de episódios, diálogos entre personagens e até uma música que toca cuja letra tem relação com uma história das sagradas escrituras. Senão, vejamos:


2x01 [traduzindo: primeiro episódio da segunda temporada]: Samson and Delilah (Sansão e Dalila) - Confira o livro de Juízes, capítulos 13 a 16. Inclusive, a música que falei acima é desse episódio, da "cantora-robô" [eu vi isso desde o clipe da trilha sonora do "O mundo não é o bastante", de "My name is Bond, James Bond"] Shirley Manson, que estrela a série.


2x07 - Brothers of Nablus (Irmãos de Nablus): uma das personagens da série, Cameron, fala deses irmãos de Nablus e até cita o texto Gênesis, capítulo 34.

Interessante isso... Sem contar que acho que há outras citações também, só não estou me lembrando no momento... Minha pergunta é: Por quê? Qual a intenção de utilizar textos e referências bíblicas em uma série que, a priori, não tem nenhuma relação com religião?

Nenhum comentário: