terça-feira, 8 de julho de 2008

Os Simpsons: desenho infantil?

Criado em 1989, o desenho animado para televisão Os Simpsons [The Simpsons, EUA], mostra a vida de uma família americana, cujos protagonistas são Hommer, Marge, Bart, Lisa e Maggie. O criador é o cartunista Matt Groening e o programa faz críticas ao comportamento humano, à sociedade e ao modo de vida americano.

A série, com 19 temporadas até agora, é a mais antiga em exibição nos Estados Unidos. É também muito famosa em vários países do mundo, por conta de suas sátiras envolvendo desde artistas de Hollywood e cantores até políticos, como senadores e presidentes.

A história se passa na cidade de Springfield, com o pai de família mais sme noção do mundo, Hommer Simpson, que trabalha na usina nuclear da cidade; Marge, sua esposa, que é uam dona-de-casa estereotipada; Bart, o filho mais velho de dez anos que é muito rebelde; Lisa, de oito anos, que é uma menina prodígio que toca saxofone e Maggie, a caçula, um bebê que não fala, mas que é o personagem mais inteligente da série. Completam ainda o clã o cachorro Ajudante de Papai Noel [o nome dele é esse mesmo] e o gato Bola de Neve.

A grande questão desse programa, é o seu público-alvo: Os Simpsons é um desenho infantil? Porque o tom dos assuntos abordados na atração não são nem um pouco inocentes... Desde assuntos políticos e ecnômicos, como o episódio Kiss kiss bang bangalore [17x17] que critica a exploração de mão-de-obra nos países subdesenvolvidos pelas empresas transnacionais [como a indústria do Sr. Burns explorando trabalhadores na Índia]. Ou o episódio Blame it Lisa [13x15], cujo o tema é o Brasil, mostrando macacos e cobras pelas ruas do Rio de Janeiro, brasileiros falando com sotaque espanhol [erro clássico dos gringos]. E temas como homossexualismo, sexo, drogas e outros.

E por que essa pergunta? Simplesmente porque a Globo exibe Os Simpsons como um desenho infantil como outro. Antes, passava nas manhãs de sábado, após o programa de desenhos Tv Globinho [aparentemente as duas atrações não tinham vínculo. Atualmente, a saga da família mais sarcástica da tv é exibida nas manhãs compondo a programação da própria Tv Globinho, agora de segunda à sexta. Inclusive, o Ministério Público já havia advertido a Globo por colocar o programa na sua grade infantil, quando se trata de uma atração adulta.

Apesar de sátiras hilárias, como a do seriado 24 horas [episódio 400 - 18x21-22] e de filmes como O Senhor dos Anéis, Sr. e Sra. Smith e Inteligência Artificial [17x04], Os Simpsons é um desenho definitivamente produzido para adultos - alguns dos quais não entendem algumas das críticas feitas pela própria atração.

Um comentário:

Anônimo disse...

Os Simpsons não é uma animação infantil, porém a globo (a emissora que aparentemente não tem funcionários inteligentes)o exibe como animação infantil.