Se tem discutido muito a respeito do fim do jornalismo impresso, ou seja, bye bye jornais, adiós revistas e qualquer outra publicação impressa. Será? Acho um comentário um tanto pessimista...
...Afinal de contas, o rádio acabou com o livro? A televisão acabou com o rádio? O computador e a internet acabaram com a televisão? O celular acabou com o computador? A resposta é um grande NÃO.
Relembrando meus estudos sobre Teorias da Comunicação e Marshall Mcluhan [com a insequecível frase o meio é a mensagem, nunca esquecerei disso mesmo!], lembro que o aparecimento de um meio não significa a extinção completa de outro. Afinal, o rádio permitiu utilizar o sentido auditivo enquanto o livro exercitava apenas o senso visual - mas ambos nos levavam e nos levam ainda a imaginar. A televisão misturou os dois e criou o audiovisual.
O computador e a internet misturou tudo: livro, jornal, rádio, televisão, em um único meio. O celular apenas pegou todas essas funções - incluindo o não citado telefone - e colocou num aparelhinho que cabe na palma da mão [confesso que ou minha mão é muito pequena ou meu celular é muito grande, porque ele não cabe necessariamente na palma da minha mão, mas consigo segurá-lo apenas com ela rsrs].
Acho que o jornalismo impresso não acabou e provavelmente não acabará. Seu declínio no número de leitores só mostra que essa modalidade jornalística terá de entrar em uma nova temporada...
Criatividade. É a palavra que os profissionais do jornalismo impresso precisam ter em mente. Competir com o webjornalismo é cruel, porque na web uma notícia pode ser apreciada por inúmeros sentidos, graças as recursos audivisuais. Sem contar que a atualização é quase instântanea ou no termo que gostam muito: em tempo real.
Mesmo com essas vantagens, o webjornalismo não pode ser comparado ao jornalismo impresso. A internet ainda não é considerada uma fonte de informação 100% confiável e poucos ainda têm acesso. Além disso, é muito mais cansativo ao olho humano ficar em frente ao computador do que ler algumas páginas de jornal.
O jornalismo impresso pode viver... e pode viver muito bem! Uma alternativa é ser complementar a outros meios, dar mais profundidade aos assuntos ou então ter algum diferencial, apresentar algo novo.... é tudo uma questão de criatividade.
Pena que o deadline seja cruel a ponto de evitar por vezes vôos mais altos...
... Mas não seria nada mal mudar. Afinal, os meios novos se estabelecem por trazer algo novo e interessante. Talvez o que falte aos antigos meios seja inovar.
*Serie finale e season finale são expressões do mundo dos seriados. Serie finale significa final da série ou último episódio da série. Season finale seria final da temporada ou último episódio da temporada. Por isso, pensamos se seria final do jornalismo impresso ou o fim de uma teporada dele para o surgimento de algo novo e surpreendente.
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