terça-feira, 22 de janeiro de 2008

"Take on me..."

Olá! Estou de volta com mais filmes dos anos 80 [eu não disse que ia voltar? pois é...]. Como terminei falando sobre a música "Don't you forget about me", vou começar falando sobre o filme do qual essa canção é trilha sonora:

*O Clube dos Cinco (1985):


Imagine cinco adolescentes - a princesa, o atleta, o criminoso, o gênio e a complicada impossível - juntos no colégio num dia de sábado para cumprir detenção? Detalhe: eles mal se conhecem e ainda por cima se odeiam mutuamente. Esse é o argumento de O Clube dos Cinco (The Breakfast Clube, 1985), que conta com nomes como Emilio Estevez, Antony Michael Hall e Molly Ringwald. Eles teriam que escrever um texto de mil palavras falando sobre o que eles pensam de si mesmos, mas no contato de um com outro, admitindo diferenças e descobrindo semelhanças, eles acabam aprendendomuito mais do que poderiam imaginar.

*A Garota de Rosa Shocking (1986):

Outro filme de Molly Ringwald, considerada o símbolo de adolescente dos anos 80. Nesse longa,ela interpreta uma garota pobre que se apaixona por um rapaz rico [pode até parecer clichê, e é,mas naquela época ainda dava pra levar...]. Por sinal, o melhor amigo da personagem de Molly é apaixonado por ela. Destaque para Andrew Mcarty e James Spader bem jovens...

*Gatinhas e Gatões (1984):


Mais um da Molly. E quem aparece aqui também é Antony Michael Hall. Nesse filme, a personagem dela sofre demais com a família, porque todos se preocupam com o casamento da irmã e acabam se esquecendo do aniversário dela de dezesseis anos. Ainda por cima tem seus conflitos amorosos: apaixonada pelo rapaz bonitão da escola [vivido por Michael Schoeffling], que tem namorada. Quemgosta da protagonista é o personagem de Hall, que começa a paquerá-la inconvenientemente.

*Academia de Gênios (1985):


Eu não sei explicar, mas gosto muito desse filme, muito mesmo! Fiquei felicíssima porque depois de mais ou menos um dez anos pude assistí-lo na tv aberta de novo. Conta a história de Mitch(Gabe Jarret) que é um dos mais novos alunos a entrar na universidade conhecida por abrigar superdotados. Lá ele conhece o rebelde Chris Knight (Val Kilmer) e vê um mundo de festas e muita confusão. A cena da pipoca é simplesmente muito show, com a música "Everybody wants to rule the world", do Tears for fears [ quando eu era mais nova, chamava eles de Tios Fofinhos rsrsrs].

*Te pego lá fora (1987):

Ah... esse aí é um clássico. Jerry Mitchell (Casey Siemaszko) é um pacato estudante que entra em pânico quando tem que enfrentar um novo aluno, o durão Buddy Revell (Richard Tyson). O filme mostra como Jerry tenta escapar de todas maneiras do encontro às 3 horas da tarde, mas no final, enfrenta o valentão num duelo memorável.

*Uma noite de aventuras (1987):

Elisabeth Shue interpreta Chris, uma babysitter que poderia simplesmente ficar na casa dos vizinhos cuidando de uma menina (Sara) se não fosse sua amiga (Brenda que liga desesperada dizendo que fugiu de casa. Não resta outra alternativa a não ser ir atrás da amiga, mas ela leva consigo Sara, o irmão dela (Brad) e o amigo de Brad(Daryl). Nessa saída, acontece muita confusão e muitas aventuras mesmo...

Bem, esse momento revival não vai parar por aqui. Ainda faltaram muitos filmes clássicos dessa década de longas-metragens para adolescentes. Não percam...

P.S.: Desta vez, usei como título do post a música do A-Ha, "Take on me", que apesar de não ser trilha de nenhum filme [até onde eu sei], tem um clipe muito bacana, que mistura HQ e realidade, muito bom!

Nenhum comentário: