domingo, 20 de janeiro de 2008

Quem disse que videogame não é cultura?

Quem disse que videogame não é cultura?
É verdade que existem jogos demasiadamente violentos, que alguns não ensinam coisas boas, mas...

Depois de um ano de procura, finalmente achei e baixei "Alex Kidd in Miracle World", jogo do Master Sistem II que eu tinha aqui em casa. Ou melhor: que minha irmã tinha em casa, porque naquela época (pelos idos de 92, 93) eu gostava mais da Casa da Barbie. Mas vamos lá então.
Era muito legal ver minha irmã (Lili) e nosso amiguinhos do prédio jogando esse jogo. Eu? Jogar? Era péssima, sempre fui nesses jogos de aventura, porém eu jogava muito bem os "de luta" e os de "corrida". Só que ninguém coseguiu zerar, o tempo passou, a gente fez a besteira de trocar o Master II pelo I com um primo e a gente se desfez do I anos depois...

Maaaaaaaaaassssssssssss

Computador, download de jogos e emuladores (programas que imitam videogames): fenômenos!! Procurei, baixei, mas precisava do emulador. Aí, um broder meu da faculdade, Chaud (valeu, cara!), me mandou o link do site que baixa emuladores e jogos. Então: comecei a jogar e todo dia tô jogando.





É meio tosquinho, é antigo (1986), mas é muito legal. E meu ensinou duas coisas muito interessantes:

1. Não seja precipitado.
Não adianta a gente se precipitar, querer fazer as coisas sem pensar. Às vezes agimos por impulso, sem pensar nas conseqüências. Precisamos sempre orar a Deus, pedir a direção. Precisamos sempre confiar Nele, pois o Senhor tem o melhor para nós. "O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; ele é escudo para todos os que nele se refugiam." II Samuel 22:31. Toda vez que queria passar muito rápido de fase, principalmente em uma fase em que Alex Kidd tinha que pular em bolas coloridas para não cair na lava, eu sempre o fazia morrer por causa da pressa. Outra coisa aqui: pressa!! Temos muita pressa com as coisas, estamos sempre ansiosos, a ansiedade é apontada como o "mal do século". Contudo, a Bíblia nos diz: "Descansa no SENHOR e espera nele" Salmo 37:7a.

2. Só se arrisque se realmente valer a pena.
Tinha horas que eu queria pegar bolsas de dinheiro no jogo e muitas vezes acaba fazendo o bichinho morrer. E na maioria das vezes nem valia tanto a pena...
Às vezes queremos fazer tantas coisas, mas elas não valem a pena, elas não trazem nenhum fim, não trazem nada que seja edificante. Por isso, devemos entregar os desejos dos nossos corações a Deus, Ele, repito, sabe o que é melhor para nós. "Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas." Provérbios 3:6. Às vezes não entendemos porque Deus não atende nosso pedidos e ficamos chateados. Já aconteceu isso comigo, mas logo em seguida percebi que Deus tinha algo muito melhor pra mim! E eu querendo fazer tudo por conta própria, sem esperar uma resposta Dele... Mas graças a Deus estou ótima, um pouco ansiosa, mas oro a Deus para tirar isso de mim.



Ainda não zerei "Alex Kidd in Miracle World", mas aprendi duas lições importantes. Deus fala com a gente de formas que nem compreendemos, não é? Quando baixei o jogo e comecei a jogar, nunca imaginei que o Senhor iria falar comigo através dele...


Então, se eu ficar um pouquinho viciada, acho que não haverá problemas hahahahaha, brincadeira, tudo na medida certa!


É isso

2 comentários:

Davi B. disse...

É lead, este é facilmente o melhor jogo da história. Saudades do meu master. Dei-o para meu primo, quando ganhei um SNES, e me arrependi profundamente.

No console, eu sempre perdia na fase da caverna. Mas no pc, eu já zerei :P

Lidiane Ferreira disse...

Eu tinha o Master System 2, mas nunca consegui zerar.

Anos depois, pelo emulador do pc, voltei a jogar, mas formatei o pc e perdi o emulador. A fase da caverna é uma das piores! engraçado é o pedra-papel-tesoura.

Jogo bom e muito divertido! :)