terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Algumas memórias

Lembro-me, eu deveria ter uns dez anos, gostava de ver e ler os livros de minha irmã, que é uns 4 ou 5 anos mais velha que eu. Muitas coisas de Química e algumas equações de Matemática aprendi bem antes do tempo previsto. Também folheava um livro de Geografia, na verdade um livro de Atlas: Geoatlas. Ficava horas e horas olhando mapas físicos e políticos dos continentes, aprendia os nomes dos países e de suas respectivas capitais. Talvez o que eu quisesse mesmo era imaginar que um dia eu poderia viajar para os diferentes lugares do mundo e conhecer culturas tão distintas.
Outra coisa que me lembro era a paixão por livros de Português, principalmente aqueles que enfocavam a literatura, a interpretação de textos. Lia e me envolvia com aquelas histórias, aquelas palavras ali de tantos literatos famosos. Era Drummond, Cecília, Mario e Oswald, Clarice e tantos outros que preenchiam aquelas páginas.
E em uma daquelas folhas, vi um poeminha curtinho, singelo, mas que sempre me fazia rir. Uns dois ou três anos depois, lembro de te comentado o poema com uma amiga, que ria pelo fato de uma personagem ter um de meus apelidos. Aí vai:


Quadrilha

João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para o Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história.

Carlos Drummond de Andrade

É isso.

Nenhum comentário: