sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Por que gostamos de super-heróis?

Estava assistindo a vários episódios de Jaspion e... Sim, sim, isso mesmo, Jaspion! Se você tem 21 anos ou mais e passava as tardes de segunda a sexta-feira assistindo a Tv Manchete, sabe do que estou falando. Jaspion, Jiraya, Jiban. Black Kamen Rider ou então equipes à la Power Rangers, Changeman, Flashman e também os famosos Superman, Batman, etc. Todos super-heróis, com incríveis poderes e que tem como missão proteger a humanidade. Heróis.

Mas voltando, estava vendo um tokusatsu (seriado de herói japonês) e aí parei para pensar: Por que gostamos de super-heróis? Porque esses personagens, criados em sua maioria há tantos anos atrás fazem tanto sucesso até hoje, levam milhões ao cinema para ver seus filmes e rendem muito dinheiro a produtoras de seriados, desenhos animados e HQ’s?

Resposta: Porque todos nós precisamos de um herói, alguém que nos “salve” nas horas mais complicadas, que nos tire de momentos difíceis e que transmitam uma mensagem de paz e esperança. Pode observar, por trás desses heróis da ficção, sempre há a mensagem de um mundo melhor, mais justo. Porque o mundo como vemos hoje está ruim, muito ruim, desde o pecado original, quando o homem preferiu o conhecimento mais do que confiar em Deus (Adão e Eva - livro de Gênesis).


Quem é o nosso verdadeiro herói?

A Bíblia é muito clara quanto ao nosso verdadeiro herói. Muitos anos antes de Ele vir ao mundo, os profetas já falavam sobre sua vinda:

Isaías 7:14: “Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel.”

Isaías 53: “Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do Senhor? Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido. E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão. Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si. Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.”

Jeremias 33: 14-16: “Eis que vêm os dias, diz o Senhor, em que cumprirei a boa palavra que falei acerca da casa de Israel e acerca da casa de Judá. Naqueles dias e naquele tempo farei que brote a Davi um Renovo de justiça; ele executará juízo e justiça na terra. Naqueles dias Judá será salvo e Jerusalém habitará em segurança; e este é o nome que lhe chamarão: O SENHOR É NOSSA JUSTIÇA.”


A Bíblia não é um livro de ficção ou nada parecido: Ela é verdadeira, fiel ao que Deus tem para o homem. É o nosso manual de instruções. E mostra nosso Salvador, muito mais poderoso, verdadeiro e melhor do que qualquer super-herói dos quadrinhos ou da TV. Ele deu a vida por nós, para que pudéssemos ter a vida eterna. Ele sofreu por nossos pecados, Ele é simplesmente perfeito.

João 4:6: “Disse-lhes Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, Ninguém vem ao Pai, senão por mim.”

Quer conhecer mais sobre esse maravilhoso herói? Comece pela Bíblia, livro de João. Depois leia Mateus, Marcos e Lucas. Conheça o herói que te salva de verdade e o melhor de tudo: Com Ele, seu final com certeza será feliz!

Ah, veja
aqui artigo falando sobre Jesus e Superman.

É isso, beijos!


Lidiane Ferreira

Nenhum comentário: