sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Confia. Deleita-se. Entrega. Descansa

“Durante este tempo que fazia Fileas Fogg?
Poder-se-ia julgar, que sempre inquieto e ansioso, se preocupava com as mudanças do vento, prejudiciais ao andamento do navio, com o embate desordenado das ondas que punha a máquina em perigo de grava acidente e, enfim, com todas as avarias possíveis que, obrigando o Mongólia a arribar a algum porto, comprometessem a viagem. Porém, não sucedia assim ou, pelo menos, se pensava em tais eventualidades, não o dava a conhecer. Era sempre o homem impassível, o membro imperturbável do Clube Reformador, que nenhum acidente ou incidente podia surpreender. Não dava sinais de emoção do que poderiam dar os cronômetros de bordo.”

“Fileas Fogg, tão senhor de si como se a condenação não lhe dissesse respeito (...)”

Estava a ler “A volta ao mundo em 80 dias”, de Julio Verne, e uma coisa me chamou a atenção. Uma coisa não; um personagem. Personagem principal, de fato, era Fileas Fogg. E em sua ambiciosa aventura de dar a volta ao mundo em oitenta dias, numa época eu quem não havia aviões, ele correra muitos perigos. O interessante era que, nos momentos mais arriscados e mais difíceis, enquanto seus companheiros de viagem ficavam aflitíssimos, ele permanecia na mais profunda calam, impassível, como se tudo estivesse ocorrendo às mil maravilhas! E isso era bem espantoso; de onde vinha aquela confiança toda?

“Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra e verdadeiramente será alimentado. Deleita-se também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e ele o fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu juízo como o meio-dia. Descansa no Senhor e espera nele.” Salmo 37:3-7a

Lembrei desse belíssimo texto dos Salmos de Davi e comecei a pensar. Precisamos confiar no Senhor, esperar, descansar, entregar nossos caminhos a Ele. Às vezes ficamos tão nervosos quando algo não sai como gostaríamos, algo nos aflige, queremos resolver tudo por nossa conta e não paramos pra pensar que temos um Pai bondoso e poderoso, que ouve a oração do justo (Tiago 5:16b) É difícil, mas precisamos estar tranqüilos e serenos assim como Fileas Fogg nos momentos mais difíceis de sua viagem.
Confia. Deleita-se (ou Agrada-te). Entrega. Descansa. Essa é a seqüência do salmo citado. É isso que Deus quer de nós. Atente: “Confia no Senhor e faze o bem (...)” (Salmo 37:3a) Deus quer que você confie e espere e a melhor forma de fazer isso é fazendo a obra, cumprindo o propósito que Ele deixou para você. Quando estamos ocupados agradando e adorando a Deus, não temos tempo para preocupações. Aliás, quando adoramos a Deus e o servimos, quando aceitamos a Cristo como Senhor e Salvador de nossas vidas, muitas coisas deixam de ser prioridade em nossa vida. São coisas do mundo, que pareciam ser importantes. Mas nossos verdadeiros tesouros estão no céu (Mateus 6:19-21).

Por isso: Confia --> Deleita-se --> Entrega --> Descansa

Nenhum comentário: