terça-feira, 2 de abril de 2013

O livro ou o filme?

Ou o contrário!

Uma coisa que sempre me encantou foram as adaptações de obras literárias para as telas do cinema e/ou da televisão. O encantamento é tanto que estou escrevendo uma monografia a respeito. O interessante é saber que existem vários tipos de adaptação, desde aquelas que praticamente seguem ao pé da letra a narrativa da obra impressa até outras que contém só referências breves.

Bem, não pretendo fazer deste um post acadêmico. Mas gostaria de lançar uma pergunta: Você prefere o livro ou o filme/série de TV no qual ele foi baseado? Já fiz essa pergunta a algumas pessoas e a resposta normalmente era "o livro, porque há mais detalhes, dá pra dar asas à imaginação". 

Eu concordo! Gosto muito de ler e gosto de deixar minha imaginação fluir quando leio uma história. Gosto desde livros que descrevem cenários e pessoas com riqueza de detalhes e até mesmo daqueles que sugerem que o leitor pode imaginar isso e muito mais. Ler enriquece a mente! Nos torna mais criativos!

Bem, já vi muitos filmes e séries baseados em livros. Alguns cheguei a ler a obra original. Atualmente, por exemplo, estou lendo O Conde de Monte Cristo, livro de Alexandre Dumas e que têm várias adaptações para o cinema, como a ótima cujo personagem principal é vivido por Jim Caviezel e uma série (pasmem!) que descobri ontem à tarde, cujo Edmond Dantès é interpretado por Gerard Depardieu (foi exibido ontem o 1º episódio na TV Brasil, mas eu me esqueci de assistir =/) .

Quando a gente vê o produto audiovisual primeiro para depois ler o livro é estranho. Isso porque as imagens já ficam presas na nossa mente e, durante a leitura, a gente imagina as cenas do filme/série. Nossa imaginação fica limitada. O pior é quando percebemos que há fortes mudanças de um para o outro. A mente até se confunde um pouco.

Mas, não reclamo das adaptações não. Ainda que não sejam bem sucedidas, elas, de toda forma, remetem ao texto original e despertam a curiosidade para o livro. Se você abrir a lista de livros mais vendidos publicada pela revista Veja, por exemplo, vai perceber que grande parte daquelas obras remetem a adaptações para o cinema ou TV. 

O mais interessante de tudo é que, hoje em dia, o caminho inverso também acontece: filmes/séries que tornam-se livros. É o fenômeno transmídia mostrando vigor em uma sociedade com cada vez mais informação.

Para o gran finale, segue a lista de livros que já li - certamente você encontrará algum que já virou filme e/ou série: Minha lista no Skoob.

Nenhum comentário: