segunda-feira, 10 de agosto de 2009

A Síndrome do 2º Semestre

Acompanho futebol desde pequena e, ainda cedo, já fiz minha opção por time de futebol: Vitória, um dos principais times do Estado da Bahia. Talvez por influência do meu pai, também torcedor rubro-negro ou por algum motivo que não sei ao certo. Sei que fui crescendo ouvindo transmissões de jogos no rádio, vendo as partidas pela TV, acompanhando a tabela do Campeonato Brasileiro pelo jornal impresso (até ter acesso à internet) e, por que não, colecionando figurinhas de jogadores pelos idos de 1995... mesmo ano em que comecei a apreciar outro time, desta vez do Sudeste: Palmeiras.

Em 1999, minha paixão pelo futebol tornou-se fervorosa. Apesar de nunca ter ido a um estádio, coisa que até hoje me deixa envergonhada de alguma forma, discutia com meus colegas de escola acerca do desempenho do Leão da Barra. Levava o jornal com a tabela completa, quase me digladiava com torcedores do Bahia (amigos, amigos, times à parte) e até mesmo com um do Sport de Recife que sempre se intrometia no Ba-Vi que realizávamos - obviamente para criticar os times baianos e exaltar o Leão da Ilha do Retiro.

Só que sei que, de lá pra cá, me deparo com uma situação no mínimo humilhante: O Vitória começa o Brasileirão em alta, ganhando diversas partidas, dando goleadas em times grandes do Sul e Sudeste, alcançando excelentes posições no G-4 (grupo dos quatro primeiros times da tabela), revelando jogadores, enfim, um espetáculo.

Só que a felicidade do rubro-negro baiano dura pouco e quando chega o 2ª semestre do ano, mais precisamente o mês de julho, o time começa a cair de produção. É um terrível déja vu, que se repete a cada ano de uma forma pior. Nas últimas quatro partidas, este ano, o Vitória perdeu três e empatou uma. O detalhe é que tomou goleada de 4x0 em dois jogos, contra times récem-saídos da série B: Avaí e Barueri. Tem coisa pior?

Tem sim! A cada derrota do Vitória (ô contradição), os torcedores do Bahia vibram mais, soltam fogos, gritam gol como se o time deles estivesse vencendo o campeonato. É como diz o ditado: "Pimenta nos olhos dos outros é refresco". Não gosto de clichê e esse então nem se fala...

Mas torcedor que é torcedor mesmo sempre tem uma esperança, acredita no seu time. Engraçado que a série de derrotas seguidas faz os torcedores se manifestarem em prol do "Fora treinador!", Incautos, esquecem também que o problema pode estar na equipe, jogadores desmotivados ou mesmo sem talento para disputar um campeonato nacional. Triste realidade para os times nordestinos, que se não estão na elite do Brasileirão, na série A, amargam derrotas em participações irrelevantes. Talvez digam que "o importante é competir", mas já passou da hora de nossos times mostrarem a força do Nordeste no futebol.

Nenhum comentário: