terça-feira, 21 de abril de 2009

Somos responsáveis


Estava refletindo um pouco sobre escolhas. As escolhas, de fato, definem a nossa vida. Se escolhermos a Cristo, teremos a vida eterna. Se escolhermos negá-lo, passaremos a eternidade longe de Deus. Se escolho fazer um determinado curso na universidade, ele afetará diretamente onde irei trabalhar no futuro, sem contar outras coisas. Se escolho me mudar de cidade, certamente terei menos contato com meus amigos e vou me aproximar de outras pessoas e muitas áreas de minha vida vão passar por mudanças.

Essas decisões que expus aí em cima são coisas mais "sérias", mas há também decisões simples, coisas poucas, mas que fazem diferença: uma promessa não cumprida, por mais simples que seja, pode mudar um relacionamento, pode mexer com a confiança. Deixar de fazer uma coisa ou ir a um lugar pode mudar muita coisa, talvez tudo.

Vejo algumas pessoas cristãs - e eu também já tive esse comportamento, confesso - culpar a Deus por tudo o que acontece de mal e errado em suas vidas. É como se Deus fosse o responsável, sabe? E não é verdade. Deus nos deu o livre-arbítrio e com ele vem uma coisa importante: a responsabilidade. Cada um dará conta de si. Não adiante culpar o outro...

... Por falar em culpar o outro, lembro-me do meu primeiro semestre na faculdade de Jornalismo, quando uma das disciplinas me fez ter o privilégio de assistir a vários filmes de Alfred Hitchcock. Um dos principais temas abordados em seus longas era a transferência de culpa: uma pessoa sempre levava a culpa pelo crime de outra.

Fico pensando hoje que a gente tem a mania de transferir a culpa pro outro também: "Ah, fulano fez isso comigo, por isso sou assim." ou "Cicrano não me deu oportunidade, então estou nessa situação". Errado! As coisas acontecem, boas ou ruins, mas a SUA REAÇÃO define como sua vida vai ficar diante das adversidades. Pense nisso.

Outra coisa em que tava pensando foi ver algumas pessoas queridas seguindo caminhos não muito legais [olha o eufemismo]... Algo que me entristece e me faz até uma certa responsabilidade sobre elas. Mas Deus tem acalmado meu coração diante dessas coisas. Afinal, foi esse o caminho que elas escolheram pra si e só Deus pode reverter isso. Eu ficava triste, porque falava, alertava, exortava, e a pessoa não queria escutar meu conselho sábio... Mas foi a decisão dela e tudo o que posso fazer é esperar em Deus, orar.

E um versículo veio a mim:



"Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará." Gálatas 6:7

Escolhi Cristo.

Nenhum comentário: