Desde pequena, sempre tive um certo interesse por eleições: Lembro-me que aos dez anos, era telespectadora assídua do horário eleitoral gratuito na televisão. Aos doze e aos catorze, me divertia com uma colega de escola, anotando nomes exdrúxulos de candidatos. Aos dezesseis, meu primeiro voto e toda aquela noção de responsabilidade por votar, ser cidadão, essas coisas. Aos dezoito, de maior, meu interesse foi diminuindo...
Hoje, nem curto acompanhar. Horário político pra mim é o programa ideal para usar o controle remoto e mudar de canal! Para dar algumas risadas e criticar um pouco, acompanho blogs que mostram candidatos bizarros, nomes inimagináveis, propagandas pitorescas, uma palhaçada só... Como se político fosse assim também...
Mas o que têm me chamado mais a atenção é a candidatura para prefeito de Salvador. Todos querem ter a estrelinha do PT, todos querem tirar fotos abraçados ao presidente Lula e ao governador Jaques Wagner, todos querem mostrar que têm uma "coligação" com os governos federal e estadual.
João Henrique [PSDB, mas que era do PDT] quer mostrar "A força do Brasil em Salvador", aliando-se ao ministro Geddel e também a LuLa e Wagner. E Walter Pinheiro [PT] com o seu "Salvador, Bahia, Brasil" quer para si o título de: Lula e Wagner apoiam somente a mim!
Todos, exceto ACM Neto [DEM, ou antigo PFL]. Até porque seria "forçar a barra" e a proposta dele é mostrar que "é possível fazer diferente". O ex-prefeito "testado e aprovado" Antônio Imbassahy [PSDB] também é um anti-Lula. Mas, querendo ou não, essa rivalidade entre partidos tem que ter fim, caso algum desses dois vençam nas urnas, porque o apoio estadual e federal é importantíssimo para que as coisas funcionem bem.
E precisam funcionar bem mesmo. Salvador é uma cidade de sérios problemas, mesmo sendo a primeira capital e uma das cidades mais importes do país. Até hoje esperamos o metrô.... Quando será que sai? Será uma jogada política para 2010?
Ah! Não posso deixar de falar do candidato Hilton Coelho, do PSOL com seu "reggae da resistência". Anti Pt também. Afinal de contas, o maior expoente de seu partido, Heloísa Helena, abandonou o Partido dos Trabalhadores.
É.. acho que minha tese de que todos querem veicular sua imagem a Lula e Wagner do PT não é tão certa quanto eu esperava...
Nenhum comentário:
Postar um comentário