domingo, 24 de agosto de 2008

Caiu a ficha!

Essa expressão, popularmente usada por nós para dizer que "finalmente algo foi entendido ou percebido", relaciona-se a um objeto que há alguns anos não usamos mais: a ficha telefônica

O que são - são dispositivos redondos de metal - semelhantes a moedas - utilizadas para realizar ligações em telefônes públicos [orelhões].

Como funcionam - As fichas telefônicas acionam no interior dos aparelhos um transformador, dispositivo elétrico que gera um campo magnético para ligar os circuitos do telefone às centrais locais de chamadas. Assim que o número discado atende, um sinal de retorno faz com que a ficha caio no cofre, capaz de armazenar até 150 unidades. O aparelho registra cada vez que uma delas chega ao cofre, devolvendo por um canal as não utilizadas. O telefone é capaz de acumular seis fichas de uma só vez, utilizando-as em seqüência. [Fonte:
Superinteressante]

E agora - desde 1992, as fichas foram sendo substituídas por cartões telefônicos,baseados em indução magnética.

Hoje, as fichas já saíram de uso, mas a expressão continua perdurando em nosso dia-a-dia, nas conversas informais. Até o dia em que "cair a ficha" e perceberem que a ficha já saiu de moda há muito tempo.

Nenhum comentário: