sexta-feira, 25 de julho de 2008

Eu acho que já vi isso antes...

Reprise! Quem não conhece essa palavra? Ainda mais quem gosta de assistir televisão à tarde. Reprise de filme, de novela, de seriado... Até no futebol tem reprise, ou melhor, replay de um lance duvidoso ou de um gol. Pois é... a Tv é feita de inéditos... e de reprises também.

A própria vida é feita de reprises. É o que os franceses [e até nós] chamam de déjà vu*. É o já visto, aquela cena que se repete e aí a gente diz "Acho que já vi esse filme"; mas não é bem um filme e sim um fato real.

E o que dizer dos filmes que reprisam incessamente na Sessão da Tarde ou no Cinema em Casa? Me diz quantas vezes você já viu o soube que ia passar Ghost ou A Lagoa Azul [e o De volta à Lagoa Azul] ou Bingo? [e essa lista é bem maior, daria um outro post]. Sem falar de que quando termina a temporada de uma série, começam as reprises até estrear a new season. Ou quando reprisam duas, três ou mais vezes as novelas mexicanas como Maria do Bairro ou A Usurpadora [e eu assisti quase todas as reprises!]. Ou agora com a reprise de Pantanal [que estão dando bastante audiência (!)].

Aliás, por falar em Pantanal, chegou a ser risível as propagandas feitas pelo SBT para divulgar a novela. Estava assistindo um filme numa tarde de sábado e aí em uma das cenas apareceu abaixo [mais ou menos] a seguinte informação: Não perca, depois da novela das oito da Globo, A Favorita, um capítulo inédito de Pantanal. Como assim fazer propaganda citando a concorrente???

Reprise para alguns, meio inédito para mim, estou vendo [e revendo também] a série Veronica Mars. Depois de ter acompanhado 70% da primeira temporada, 30% da segunda e praticamente 0,01% da terceira [e última], resolvi assistí-la toda - pelo pc, é claro. Porque ver séries de madrugada na Tv aberta não dá pra mim não...

Reprise... substantivo feminino de onde deriva o verbo reprisar.





* A primeira vez que ouvi essa palavra foi no filme Matrix, naquela cena em que Neo vê o gato preto duas vezes. Alguns anos depois, lançaram um filme com esse mesmo nome com o ator Denzel Whashington, mas ainda não assisti.

Nenhum comentário: